Em época de agilidade cada vez maior dentro e fora do mundo dos negócios, pensar em maneiras de facilitar a produção se tornou um dos principais objetivos de pequenos e grandes empresários. Esse foi um dos motivos que fizeram a modalidade conhecida como “home office” se tornar um sucesso no mercado.
Mas, em contrapartida, muitos se perguntam se essa é realmente uma boa opção.
O administrador, especialista em marketing e diretor da Tagarela School, Paulo Felipe, recomenda alguns hábitos simples, que são essenciais na vida de quem quer começar o próprio negócio em casa ou em um local alternativo.“O primeiro passo é estabelecer regras para que os afazeres domésticos e familiares não atrapalhem a rotina de trabalho e vice-versa”.
Franquias “home office” são aqueles negócios em que você pode trabalhar em casa, sempre muito à vontade, podendo visitar a geladeira com frequência, com um olho na TV e outro no computador. Além disso, é possível definir seu horário e também a carga de trabalho. Parece muito bom, melhor ainda se o seu negócio é uma franquia!
Para ter seu próprio negócio em casa você precisará ser muito produtivo e, se por acaso você é daqueles que se distrai com todas as atividades que acontecem ao seu redor – crianças, cônjuge, pássaros, tarefas caseiras que deixou para depois, certamente não terá a necessária dedicação e atenção focada para o seu negócio “home office”.
Para facilitar, destacamos três boas práticas para você começar a trabalhar a partir de casa.
1. Crie seu horário
Se você está migrando do emprego fixo para o home office, é preciso reconhecer que essa é uma transição nem sempre tranquila. Trabalhando de casa, não há aquela sensação de que você está sendo permanentemente fiscalizado. Parece bom? E pode ser. Mas é preciso cuidado: em casa, confortavelmente instalado, é muito fácil ceder às tentações. Uma dica simples e que ajuda a se organizar melhor é criar uma planilha com as tarefas a serem feitas distribuídas em horários fixos. Entre uma e outra, reserve um espaço para um intervalo e para as refeições. Aos poucos, você vai perceber que o melhor caminho para construir uma rotina de trabalho (e sucesso) é definir horários e se ater a eles, mesmo diante do sofá, da televisão ou de um convite de amigos.
2. Fuja das distrações
Embora o trabalho remoto esteja em franco crescimento, a modalidade ainda tem plena aceitação. Isso significa que é bem provável que seus parentes, amigos e conhecidos não entendam como funciona o teletrabalho. Enquanto eles têm a certeza de que vão cumprir uma carga horária e a partir do seu final estarão livres do trabalho, com você será totalmente diferente. A menos que você cumpra a regra número 1 e realmente se dedique às suas obrigações durante seu horário de trabalho, você chegará ao fim do "expediente" sem ter terminado suas tarefas e, assim, terá que recusar convites. Lembre-se, nessa jornada de concentração, que as redes sociais e os chats são seus inimigos. Em casa, completamente à vontade, sem pressões, você verá como é fácil sucumbir às distrações do notebook e às notificações do celular. Por isso, tome todas as medidas para se focar no trabalho.
3. Vista-se
Parece uma sugestão boba, mas você vai lembrar dela se encarar o home office. Acredite: ficar de pijama pode ensejar o trabalho no sofá, e o trabalho no sofá pode favorecer a televisão, e a televisão nunca facilita suas tarefas. Então, a dica aqui é se arrumar pela manhã como se você tivesse que se dirigir ao trabalho. Não precisa colocar um terno ou aplicar maquiagem, mas é bom estar em condições de encontrar outras pessoas, mesmo que você não vá sair de casa.
Agora que você já conhece algumas ideias de franquias home office e boas práticas para o trabalho em casa, que tal dar mais um passo e encarar esse impulso empreendedor?
Comments