De tempos em tempos, acontecimentos mundiais fazem com que a cronologia se divida em antes e depois. Ocorreu no último ano algo que mudou por completo o curso das nossas vidas e do nosso trabalho: a chegada da pandemia do Coronavírus, que trouxe um mar de incertezas, que afetou desde as finanças até a saúde mental de boa parte dos indivíduos.
A crise e a consequente necessidade de isolamento social, também fizeram com que muitas empresas tivessem que adotar o trabalho remoto de forma total ou parcial. De grandes a microempresas, todas que puderam, partiram para o trabalho on-line, mas como gerir e cuidar dos colaboradores neste momento?
Graças à Transformação Digital que já vinha ocorrendo no Brasil e no mundo, muitas empresas já tinham alguma experiência com esse tipo de trabalho. Ainda assim, os gestores de RH se viram diante de um enorme desafio: como motivar as equipes, manter a produtividade e a busca por bons resultados neste cenário em que cada um está, quase que literalmente, no seu quadrado?
Home Office
Desde que o trabalho remoto foi regulamentado pela Reforma Trabalhista de 2017, realizar as atividades profissionais de casa passou a ser uma alternativa – e virou tendência.
Reuniões, lives e calls o dia inteiro. Filhos em homeschooling. Todos dividindo o mesmo espaço. Muitas casas tiveram que se adaptar a essas novas necessidades.
Um fato ficou claro desde o início: o regime de home office exige disciplina, organização, comprometimento e concentração bem maiores. Quem não detinha algumas dessas habilidades se viu obrigado a passar por uma transformação pessoal a fim de “dar conta do recado”.
Apoiar, acolher e eliminar as dúvidas dos colaboradores é papel do RH, sobretudo, nestes tempos. Usando das tecnologias que possibilitem a realização de video conferências, é primordial que os responsáveis pelo setor se mostrem presentes e disponíveis para a realização dos mais variados esclarecimentos. Somente por meio da transparência é que poderão ser debelados inimigos da produtividade, como a ansiedade, preocupação com a manutenção do emprego e com como anda a saúde financeira da empresa.
Mais do que nunca, é indispensável também que o capital humano se sinta valorizado.
Comunicados, divulgação de resultados e elogios a um trabalho bem feito são alguns dos temas que necessitam de atenção e constância.
Outro ponto importante tem a ver com a capacitação e desenvolvimento de competências dos funcionários. É essencial propiciar oportunidades de evolução aos colaboradores: mentorias, coachings, treinamentos e cursos, como os de administração do tempo, produtividade, comunicação ou mesmo mindfulness e felicidade são indicados. Dicas de leituras e de séries também podem ser interessantes – tudo para levar a uma transformação pessoal.
Além disso, neste cenário, mais do que nunca as empresas devem ter suas estratégias muito bem traçadas. A fim de aproveitar o que cada um tem a oferecer de melhor, é crucial que a companhia conheça seu colaborador a fundo: gostos, preferências, qualidades, defeitos, competências, pontos fortes e fracos devem ser mapeados pelo RH utilizando ferramentas analíticas. Desta forma, será possível analisar se aquele profissional está alocado no setor mais acertado ou quais características ele deve desenvolver para se adequar melhor. Olha a necessidade de transformação interna aí, novamente!
Estamos diante de um “novo normal”. Paradigmas foram quebrados, desafios aparecem diariamente. Mudanças são fundamentais para nos mantermos vivos em um cenário de competitividade e de incerteza que não se dissipará tão cedo. Mais do que manter os colaboradores motivados, o RH deve ser responsável pelo crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Um desafio e tanto, mas também uma jornada formidável, que pode levar a resultados exponenciais.
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