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Saiba porquê toda empresa precisa de um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta empresarial. É impossível nos dias atuais fazer planos, traçar metas e objetivos para um determinado negócio ou executar determinado projeto, sem antes fazer um planejamento estratégico.


Também pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa.


Não importa se a empresa é pequena, média ou de grande porte, se você não está planejando os próximos passos e executando bem suas ações, pode estar perdendo grandes chances de criar uma vantagem competitiva no seu ramo de negócios.



O que é planejamento estratégico?


O planejamento estratégico é o que orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de seus recursos no período que virá a seguir.


Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido por qualquer negócio, independente de seu porte ou segmento de atuação. Afinal, assim como todas as empresas precisam crescer e atingir objetivos, também é necessário se organizar e elaborar um plano de ação que seja coerente para tanto.


De forma resumida, podemos dizer que o planejamento estratégico procura responder a três questões principais:

  1. Onde estou?

  2. Para onde quero ir?

  3. Como chegar lá?



Como fazer um planejamento estratégico?


O processo de elaboração do planejamento estratégico deve ser colaborativo, por isso certifique-se que os departamentos do seu negócio participem desse processo. Esse cuidado, além de estimular o engajamento dos colaboradores, garante o desenvolvimento de um objetivo comum e a gestão do planejamento estratégico realista. Listamos algumas dicas para te ajudar a colocar o seu negócio em um planejamento estratégico:


1- Determine a objetivos, estratégias e metas:


Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.


Objetivos: Os objetivos de uma empresa são os resultados que a organização pretende atingir. Ao definir os objetivos, é importante que a empresa crie determinados critérios como qual mercado irá atingir, qual o faturamento desejável, número de clientes a serem atingidos.

Metas: As metas andam de mãos dadas com os objetivos, são tarefas a serem executadas em um prazo determinado, para que o objetivo seja alcançado. As metas devem ser mensuráveis além de realistas.

Estratégia: Formulação e implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.



2- Determine a missão, visão e valores:


É importante saber quais as diretrizes principais de uma empresa: missão, visão e valores.

Missão: define qual a responsabilidade da empresa com seus clientes. Aquilo que você deve entregar a eles;


Visão: definição do que a empresa pretende ser a longo prazo a partir do produto ou serviço que possui;


Valores: define os princípios nos quais a empresa se baseia, como credibilidade, eficiência, qualidade. Podem ser vistos como as regras básicas que orientam os colaboradores.


Os princípios servem como guias para a empresa e todos os funcionários. Caso já possua uma identidade na sua empresa, verifique se já não está na hora de repensar a estratégia, dependendo do tempo em que foi criada, e nisso o plano de negócios pode auxiliar muito.



3- Identifique seu público-alvo (persona):


De nada adianta criar estratégias que não irão se relacionar e interagir com a audiência. Uma boa forma de identificar um ou mais perfis é realizar pesquisas com sua base de contatos e tentar conhecê-la melhor. Busque informações demográficas, seus hábitos de consumo, seus objetivos, desafios e necessidades. E quando falamos em personas, estamos nos referindo ao perfil de cliente ideal para a sua empresa.



4- Monitore e avalie resultados:


Com o plano montado e as estratégias em jogo, é preciso estar sempre monitorando e avaliando os resultados obtidos. Por isso é tão importante a meta ser facilmente mensurável. Isso possibilita identificar o que está dando certo, da mesma forma que falhas na ação, permitindo o ajuste e otimizações para evitar prejuízos.



Você conseguiu compreender a importância do planejamento estratégico? Compreendeu que tentar gerenciar um negócio sem estratégia oferece um atalho para o fracasso?


A alta competitividade do mercado atual exige mais do gestor, é preciso ter metas, foco e batalhar por resultados melhores.


Uma boa liderança, então, faz toda a diferença para manter todos motivados e fazer com que a filosofia organizacional se mantenha. Além disso, é papel do líder estimular a criatividade, a proatividade e a união da equipe. Fazer com que toda a empresa trabalhe em conjunto não é uma tarefa fácil. No entanto, é isso que fará com que um planejamento estratégico saia do papel e se transforme em valiosos diferenciais para o negócio!



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