Quais as características de um empreendedor?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Quais as características de um empreendedor?

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.


Ser empreendedor está associado a sair da zona de conforto, transformar sonhos em ações. O empreendedor é comumente visto como um inovador, uma fonte de novas ideias, bens, serviços e negócios.


Todos possuem características, habilidades naturais e são diferentes por isso, encontramos empreendedores dos mais diversos perfis. Mesmo aqueles que se consideram sem criatividade ou com jeito para os negócios, podem ter algumas características, como dedicação e comprometimento, que são essenciais para conduzir uma empresa de sucesso e algumas características são indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso.


Algumas das características inegáveis são a dedicação, disciplina e profissionalismo.

A maior ênfase para o empreendedorismo está no desenvolvimento de características empreendedoras. Uma vez definido o empreendedorismo, é necessário definir quais são as características do empreendedorismo. Mas, quais são elas?


Criatividade: Em primeiro lugar vem a criatividade. Ser criativo é fundamental para empreender, afinal qual seria sua vantagem em oferecer serviços que já existem? O empreendedorismo exige um pensamento inovador e crítico com uma boa capacidade de solucionar problemas.


Independência e Autoconfiança: Em todas as fases de um negócio o empreendedor irá assumir várias responsabilidades, precisando ter independência para realizar as atividades necessárias para impulsionar o crescimento da empresa. Confiar em suas próprias capacidades é essencial, pois antes de transformar uma ideia em realidade é preciso acreditar no seu projeto.


Iniciativa: Dê o primeiro passo, saia da inércia. Empreendedores de sucesso são aqueles que possuem iniciativa, ou seja, saem da zona de conforto para mudar sua vida.


Cálculo de risco: Saber assumir riscos é importante. Procure não focar muito nas chances de fracasso.Em todas as fases de um negócio o empreendedor irá assumir várias responsabilidades, precisando ter independência para realizar as atividades necessárias para impulsionar o crescimento da empresa.


Resiliência: Se caiu, levante! Errar e tentar novamente são habilidades necessárias para quem deseja conquistar qualquer coisa.


Pensamento estratégico: Pense antes de agir, explore as oportunidades e tente enxergar as coisas de ângulos diferentes. Às vezes vale a pena também uma consultoria ou mentoria para direcionar o melhor caminho a seguir.


Preocupação com qualidade e eficiência: Uma mente empreendedora está sempre disposta e inclinada a fazer mais e melhor. Seu foco é a melhoria contínua de seu negócio, seja pela oferta de produtos ou de serviços. A satisfação de seu cliente vem sempre em primeiro lugar, e a gestão da qualidade é o seu foco.


Comprometimento: O comprometimento é outra das grandes características de um empreendedor, envolvendo sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.


O empreendedorismo fundamenta-se num conjunto de habilidades que são essenciais para ajudar pessoas a transformar ideias em ações, tornando-se empreendedores. Saber lidar com riscos, ter iniciativa, ser criativo e o pensamento crítico são algumas das características dos principais empreendedores de sucesso. A autocrítica também se faz importante, principalmente para analisar e reconhecer os pontos fracos e as oportunidades de melhoria. O empreendedor com as caraterísticas e competências empreendedoras bem desenvolvidas geralmente têm a capacidade de perceber oportunidades de negócio com mais facilidade.


E então, você se identificou com alguma destas características empreendedoras? Quais desses comportamentos você pratica e quais você precisa desenvolver e aperfeiçoar? Saiba que, ser empreendedor é mudar vidas, não só a sua, mas a de quem acredita em você!


Gostou do texto? Compartilhe!



206 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page