• gigatron

Por que manter o controle financeiro da sua empresa em dia?

Por mais que um negócio esteja consolidado no mercado, o controle financeiro é essencial para o crescimento estratégico de empresas de todos os tipos. Conheça as principais dicas de como manter o controle financeiro do seu negócio!

Mesmo para empresas que já estão consolidadas no mercado, o controle financeiro é fundamental para manter o crescimento saudável.


De acordo com um um levantamento realizado em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileito de Geografia e Estatística), 60% dos negócios fecham as portas antes mesmo de completar 5 anos e a grande razão identificada para esse fenômeno é justamente a falta de um controle financeiro adequado.


É a partir dessa gestão que será possível desenvolver o planejamento estratégico do negócio, essencial na tomada de decisões e no processo de criação de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.


A gestão financeira é responsável por manter os negócios competitivos no mercado, sem perder sua forma sustentável de crescimento. Dessa maneira, a saúde financeira da empresa é preservada e a lucratividade aumenta de forma gradativa.



O que é o controle financeiro, afinal?


Em termos práticos, o controle financeiro é um conjunto de ações utilizado para garantir se o que foi planejado para a empresa está sendo executado da melhor forma, e também para corrigir eventuais falhas e erros.


Outro papel fundamental do controle financeiro é o de avaliar a situação econômica em que a empresa se encontra, caso ela já esteja consolidada no mercado e o planejamento já faça parte de sua rotina.


Esse tipo de controle é importante para ajudar a equilibrar as finanças do negócio, além de gerir despesas, fazer o controle de gastos, construir reservas emergenciais e até mesmo ajudar a realizar investimentos e realizar aplicações, entre outras medidas que são essenciais para manter a saúde financeira da empresa.


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo