O faturamento é um dos indicadores mais importantes da saúde financeira do seu negócio, é um dos principais indicadores de saúde financeira no seu negócio, desde que você saiba usá-lo.
Para começar, faturar não é o mesmo que lucrar, e você precisa entender essa diferença para descobrir se está realmente ganhando dinheiro com a sua empresa.
Além disso, existem vários outros indicadores que precisam ser usados em conjunto para avaliar se o negócio está faturando o suficiente, se as vendas estão tendo um bom desempenho e se você terá o lucro esperado.
Qual é o significado de faturamento?
De acordo com seu sentido etimológico, a palavra “faturamento” indica o estabelecimento de um negócio jurídico entre duas pessoas envolvidas em uma operação mercantil que resultará em ganhos monetários em troca da venda de mercadorias ou prestação de serviços.
Ou seja, o faturamento de uma empresa é simplesmente a soma de todas as vendas realizadas ou serviços prestados em um determinado período. Este cálculo, geralmente, é feito uma vez ao mês ou anualmente.
Por exemplo, se uma agência de marketing cobra R$500 pela consultoria e presta esse serviço para 20 clientes em um mês, seu faturamento mensal será de R$10.000. Caso os valores da consultoria e dos número de clientes não se alterem, o faturamento anual será de R$120.000.
Assim, o faturamento está atrelado ao volume dos produtos ou serviços vendidos pela empresa e ao preço que é cobrado do consumidor. Ou seja, à relação mercantil entre quem vende e quem compra.
Para ter uma visão realista do desempenho financeiro, entretanto, é necessário olhar para outros indicadores. Afinal, outras coisas afetam as finanças de um negócio — como o controle dos tributos recolhidos pelo governo, que varia conforme as atividades das empresas e seu faturamento.
Para que serve o faturamento
O faturamento serve, primeiramente, para mensurar a performance de vendas da empresa e entender se os produtos ou serviços estão atraindo o público conforme planejado.
Assim, você tem uma visão clara de quanto dinheiro entrou a partir da área comercial e como anda a capacidade produtiva do negócio, além de ter uma base para acompanhar seu fluxo de caixa.
Outra utilidade do faturamento é servir como base de cálculo para os impostos que a empresa deve pagar ao governo.
Dependendo do valor faturado pela organização no ano fiscal e do regime tributário escolhido, podem ser aplicadas diferentes alíquotas e regras de tributação.
Além disso, o faturamento também é um critério básico para definir o porte da empresa e o enquadramento jurídico adequado.
Por fim, ele é essencial para calcular o lucro obtido e analisar a saúde financeira do negócio.
Faturamento bruto x faturamento líquido
Existem dois tipos de faturamento que podem ser utilizados para analisar o desempenho financeiro e comercial da empresa: o bruto e o líquido.
Veja como calcular cada um deles.
Como calcular o faturamento bruto
O faturamento bruto é a conta mais simples: basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido.
Esta é a fórmula utilizada:
Faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida
No caso, é preciso aplicar o cálculo a cada um dos produtos ou serviços vendidos para chegar ao valor total faturado pela empresa.
Supondo que você tem uma agência de publicidade e tenha vendido 30 pacotes de identidade visual a R$ 1.500,00 cada no mês, o faturamento bruto mensal é de R$ 45 mil.
Da mesma forma, uma pequena doceria que vendeu 60 unidades de brownie a R$ 5,00 cada, 50 unidades de palha italiana a R$ 6,00 cada e 100 unidades de brigadeiro a R $4,00 cada teve um faturamento bruto de R$ 1.000,00 no período.
Como calcular o faturamento líquido
O faturamento líquido é igual ao faturamento bruto menos as deduções de vendas e impostos cobrados sobre cada operação, seguindo a fórmula abaixo:
Faturamento líquido = faturamento bruto - deduções de vendas - impostos
No caso, chamamos de dedução de vendas os contratos cancelados e produtos devolvidos, por exemplo, enquanto os impostos são recolhidos de acordo com a atividade da empresa e regime tributário.
Por exemplo, imagine que você tem um salão de beleza enquadrado no Simples Nacional que paga 6% de imposto sobre os serviços prestados.
Se foram vendidos 150 cortes a R$ 70,00, 25 colorações a R$ 900,00 e 100 serviços de manicure/pedicure a R$ 40,00 no último mês, o faturamento bruto foi de R$ 37 mil.
Descontando os 6% de imposto devido (R$ 2.220,00), temos o faturamento líquido de R$ 34.780,00.
Agora suponha que você tem uma estamparia que paga uma alíquota de 7,8% no Simples Nacional e vendeu 500 camisetas personalizadas a R$ 40,00 cada no mês, mas teve dois pedidos de 20 peças cancelados antes da confecção (R$ 1.600,00 perdidos).
Nesse caso, o cálculo fica assim:
Faturamento líquido = R$ 20.000,00 - 1.600,00 - 7,8%
Faturamento líquido = R$ 18.400,00 - 7,8%
Faturamento líquido = R$ 18.400,00 - (R$ 18.400,00 x 7,8/100)
Faturamento líquido = R$ 18.400,00 - R$ 1.435,20
Faturamento líquido = R$ 16.964,80
Logo, esse indicador é mais preciso para identificar quanto a empresa faturou no mês, pois a tributação é inevitável e as possíveis perdas devem ser consideradas nos cálculos.
A importância de conhecer seu faturamento
Como você percebeu, o faturamento está ligado ao volume de vendas e ao preço de cada item vendido ou serviço prestado. O valor dessa multiplicação é extremamente valioso para analisar a performance das vendas e entender se os produtos ou serviços estão conquistando os consumidores conforme o planejamento da sua produção.
A partir dessas informações, os gestores podem realizar mudanças operacionais se necessárias, analisar a capacidade produtiva do negócio, alterar as estratégias de vendas ou, até mesmo, pensar na viabilidade da expansão da linha de produção ou dos serviços ofertados.
Conhecer o faturamento também é muito importante no sentido jurídico, uma vez que é um critério para a definição do porte da empresa. Por exemplo, a modalidade MEI apresenta limites de faturamento, que quando ultrapassados aumenta o porte da empresa, gerando outras responsabilidades perante a lei.
Nesse sentido, o faturamento de uma empresa é um dos fatores para o cálculo dos impostos que ela deve pagar ao governo.
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