O que é ERP e porque meu negócio precisa dele?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

O que é ERP e porque meu negócio precisa dele?

O tempo é algo muito caro para as empresas, é aquela famosa frase, “tempo é dinheiro”. O trabalho manual tem uma grande demanda, fazendo com que o precioso tempo não seja investido em atividades realmente lucrativas.

Para ter um melhor aproveitamento do seu tempo e de todos os dados que são gerados na empresa, um planejamento eficaz e conseguir trabalhar sem sobrecarga, diminuindo a preocupação, é indispensável a utilização de um ERP, Sistema integrado de Gestão Empresarial. A sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzindo é “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O ERP é um sistema que auxilia na gestão do seu negócio.


Um sistema integrado de gestão empresarial pode nos ajudar em projetos, a gerenciar estoque e controlar questões financeiras, por exemplo, tudo em um único software.


Em um mercado cada vez mais competitivo, um dos grandes desafios para as empresas é manter o controle das informações e todo o processo de gestão do negócio. Levando isso em consideração, o DotBank oferece o software ERP, justamente para auxiliar desde a eficiência e agilidade, até a rotina organizacional de uma empresa.


O software ERP DotBank possui mais eficiência, produtividade e geração de lucro já que integra todos os dados e processos da empresa em um único sistema. O ERP integra, por exemplo, o faturamento diário, as compras e fluxo de caixa, o estoque, as contas a receber, além das ações administrativas e operacionais da empresa. Muitos programas permitem a administração do próprio corpo de funcionários da organização. Esse sistema foi especialmente desenvolvido para empresas que buscam realizar a gestão do seu negócio através de controles que atendam todas as necessidades, desde controle e cadastro de clientes, frente de caixa, controle bancário, fiscal e de estoque até a conformidade e atualização com todas as leis fiscais municipais, estaduais e federais, de forma a gerenciar e organizar as rotinas de uma empresa.


Com isso, separamos uma lista com as 5 principais vantagens da implementação de um ERP no seu empreendimento.


1 – Controle das compras e do estoque

Ao escolher um sistema ERP completo e integrá-lo, é possível que em poucos cliques ter uma visão completa da sua operação. Dessa forma, fica muito mais simples controlar a entrada e saída das mercadorias, os níveis do estoque, e onde está cada item.


2 – Gestão financeira simplificada

Assim como acontece com as vendas e com o estoque, o ERP também facilita o controle da saúde financeira do seu negócio. Um erro muito comum entre os empreendedores é negligenciar essa parte, por entender que apenas o acompanhamento das vendas é o suficiente.


O sistema de gestão permite que o empreendedor acompanhe toda a contabilidade necessária do negócio. De contas a receber a centro de custos, para uma tomada de decisão mais segura e confiável.


3 – Relacionamento mais próximo com o cliente

Como comentado, o ERP facilita o encontro de dados e informações, permitindo que o empreendedor escolha estratégias mais inteligentes para o seu negócio. E isso também vale para a construção do relacionamento com o cliente. Uma das prioridades com as quais uma empresa deve se preocupar é com a aquisição e retenção de clientes. Nesse sentido, um sistema ERP centraliza as informações sobre os clientes e permite que as equipes de vendas e de marketing, por exemplo, tracem estratégias de relacionamento mais eficazes.


4 – Aumento da produtividade

Já foram apresentadas diversas vantagens da integração do ERP, mas de nada elas valem se no dia-a-dia não houver um aumento na produtividade. O sistema de gestão deve ser um facilitador de processos.


Ele irá permitir que o lojista não apenas tenha dados mais confiáveis, como deve poupar tempo para que decisões estratégicas sejam tomadas.


5 - Segurança de dados

O sistema ERP garante maior segurança aos dados da sua empresa. Você pode, por exemplo, criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar determinadas informações. Além disso, o que ajuda os ERPs a manter um alto nível de segurança de dados é que eles fornecem um único sistema de entrada.



Como funciona o sistema?


O ERP DotBank é muito simples de ser manuseado. É preciso separar a operação em duas partes:

  • Retaguarda: onde são cadastrados os clientes, produtos/serviços, política de preços de venda, comissão de vendedores, configurações fiscais, tributação dos produtos e parametrizações;

  • Movimentação: onde são realizadas entradas e saída no estoque (ao comprar e vender mercadoria), vendas, controle de pagamentos e recebimentos, emissão de documentos fiscais etc.

A princípio um computador é suficiente para a operação. Mas alguns periféricos como leitor de código de barras, balanças, impressoras e micro terminais podem ser integrados ao sistema facilitando o dia a dia dos operadores.


O ERP DotBank possibilita que todas as informações da empresa fiquem concentradas em um único lugar, unificando departamentos e dados com mais assertividade e segurança para o negócio.



Sistema ainda mais eficiente


Todos os meses o DotBank realiza atualizações no sistema ERP, principalmente em relação às regras fiscais que são aprimoradas constantemente. A empresa é obrigada a emitir documentos fiscais compatíveis com as versões liberadas pelo governo, por isso os trabalhamos com o monitoramento e aplicação de mudanças.


Em relação a parte gerencial, a Empresa sempre busca novidades, uma vez que as necessidades das empresas mudam com frequência e é necessário atender o cliente de forma efetiva e eficaz.


Adquira já o seu ERP DotBank e tenha o controle do seu negócio diante de seus olhos.



Gostou do conteúdo? Compartilhe!

51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page