O tempo é algo muito caro para as empresas, é aquela famosa frase, “tempo é dinheiro”. O trabalho manual tem uma grande demanda, fazendo com que o precioso tempo não seja investido em atividades realmente lucrativas.
Para ter um melhor aproveitamento do seu tempo e de todos os dados que são gerados na empresa, um planejamento eficaz e conseguir trabalhar sem sobrecarga, diminuindo a preocupação, é indispensável a utilização de um ERP, Sistema integrado de Gestão Empresarial. A sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzindo é “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O ERP é um sistema que auxilia na gestão do seu negócio.
Um sistema integrado de gestão empresarial pode nos ajudar em projetos, a gerenciar estoque e controlar questões financeiras, por exemplo, tudo em um único software.
Em um mercado cada vez mais competitivo, um dos grandes desafios para as empresas é manter o controle das informações e todo o processo de gestão do negócio. Levando isso em consideração, o DotBank oferece o software ERP, justamente para auxiliar desde a eficiência e agilidade, até a rotina organizacional de uma empresa.
O software ERP DotBank possui mais eficiência, produtividade e geração de lucro já que integra todos os dados e processos da empresa em um único sistema. O ERP integra, por exemplo, o faturamento diário, as compras e fluxo de caixa, o estoque, as contas a receber, além das ações administrativas e operacionais da empresa. Muitos programas permitem a administração do próprio corpo de funcionários da organização. Esse sistema foi especialmente desenvolvido para empresas que buscam realizar a gestão do seu negócio através de controles que atendam todas as necessidades, desde controle e cadastro de clientes, frente de caixa, controle bancário, fiscal e de estoque até a conformidade e atualização com todas as leis fiscais municipais, estaduais e federais, de forma a gerenciar e organizar as rotinas de uma empresa.
Com isso, separamos uma lista com as 5 principais vantagens da implementação de um ERP no seu empreendimento.
1 – Controle das compras e do estoque
Ao escolher um sistema ERP completo e integrá-lo, é possível que em poucos cliques ter uma visão completa da sua operação. Dessa forma, fica muito mais simples controlar a entrada e saída das mercadorias, os níveis do estoque, e onde está cada item.
2 – Gestão financeira simplificada
Assim como acontece com as vendas e com o estoque, o ERP também facilita o controle da saúde financeira do seu negócio. Um erro muito comum entre os empreendedores é negligenciar essa parte, por entender que apenas o acompanhamento das vendas é o suficiente.
O sistema de gestão permite que o empreendedor acompanhe toda a contabilidade necessária do negócio. De contas a receber a centro de custos, para uma tomada de decisão mais segura e confiável.
3 – Relacionamento mais próximo com o cliente
Como comentado, o ERP facilita o encontro de dados e informações, permitindo que o empreendedor escolha estratégias mais inteligentes para o seu negócio. E isso também vale para a construção do relacionamento com o cliente. Uma das prioridades com as quais uma empresa deve se preocupar é com a aquisição e retenção de clientes. Nesse sentido, um sistema ERP centraliza as informações sobre os clientes e permite que as equipes de vendas e de marketing, por exemplo, tracem estratégias de relacionamento mais eficazes.
4 – Aumento da produtividade
Já foram apresentadas diversas vantagens da integração do ERP, mas de nada elas valem se no dia-a-dia não houver um aumento na produtividade. O sistema de gestão deve ser um facilitador de processos.
Ele irá permitir que o lojista não apenas tenha dados mais confiáveis, como deve poupar tempo para que decisões estratégicas sejam tomadas.
5 - Segurança de dados
O sistema ERP garante maior segurança aos dados da sua empresa. Você pode, por exemplo, criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar determinadas informações. Além disso, o que ajuda os ERPs a manter um alto nível de segurança de dados é que eles fornecem um único sistema de entrada.
Como funciona o sistema?
O ERP DotBank é muito simples de ser manuseado. É preciso separar a operação em duas partes:
Retaguarda: onde são cadastrados os clientes, produtos/serviços, política de preços de venda, comissão de vendedores, configurações fiscais, tributação dos produtos e parametrizações;
Movimentação: onde são realizadas entradas e saída no estoque (ao comprar e vender mercadoria), vendas, controle de pagamentos e recebimentos, emissão de documentos fiscais etc.
A princípio um computador é suficiente para a operação. Mas alguns periféricos como leitor de código de barras, balanças, impressoras e micro terminais podem ser integrados ao sistema facilitando o dia a dia dos operadores.
O ERP DotBank possibilita que todas as informações da empresa fiquem concentradas em um único lugar, unificando departamentos e dados com mais assertividade e segurança para o negócio.
Sistema ainda mais eficiente
Todos os meses o DotBank realiza atualizações no sistema ERP, principalmente em relação às regras fiscais que são aprimoradas constantemente. A empresa é obrigada a emitir documentos fiscais compatíveis com as versões liberadas pelo governo, por isso os trabalhamos com o monitoramento e aplicação de mudanças.
Em relação a parte gerencial, a Empresa sempre busca novidades, uma vez que as necessidades das empresas mudam com frequência e é necessário atender o cliente de forma efetiva e eficaz.
Adquira já o seu ERP DotBank e tenha o controle do seu negócio diante de seus olhos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Comments