• gigatron

Mas, afinal de contas, o que realmente muda com a nova tecnologia?

A tecnologia 5G começa a chegar entre nós! Após o leilão das frequências, realizado na semana passada, ela será gradualmente instalada em todo o Brasil. As grandes capitais deverão estar conectadas às novas redes até julho de 2022, e a previsão é de que todas as cidades do Brasil disponham da tecnologia até 2028.

Evolução natural das gerações anteriores de conexão móvel, o 5G trará mais velocidade, mais segurança e um mundo de novas possibilidades à internet. Acelerar inovações que já estão em andamento, como a Internet das Coisas (IoT), conexão de dispositivos inteligentes e Inteligência Artificial (IA).



Mas, afinal de contas, o que realmente muda com a nova tecnologia?

A resposta é: tudo. Ou quase tudo. Explicamos.


A primeira grande mudança, como já citamos, é a velocidade. As redes 5G serão até 20 vezes mais rápidas do que as 4G atuais. É o suficiente, por exemplo, para baixar um filme em alta resolução em apenas alguns segundos. Ou para jogar um game no celular com praticamente nenhum delay de imagem e som.


Os vídeos também serão mais fluidos e sem interrupção durante a transmissão, e as videochamadas e reuniões online, que cresceram em progressão geométrica nos últimos anos, terão mais qualidade de imagem e som e, claro, mais estabilidade.


Mas tem mais.


Inteligência Artificial

O 5G permite o uso de dispositivos e aplicações que necessitam de um enorme tráfego de informações para funcionarem corretamente. Essa quantidade de dados permitirá que os programas aprendam, raciocinem e processem informações quase como se fossem humanos.


É o que chamamos de IA.


A IA trará enormes inovações em áreas distintas, como saúde, turismo, vendas e, claro, nas realidades aumentada e virtual. Esse tema, aliás, foi muito comentado nas últimas semanas, quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook passará a se chamar Meta. Uma mudança no nome, é verdade, mas principalmente na atuação da empresa, que possibilitará a seus usuários o acesso a uma realidade paralela! Imaginem só os desdobramentos possíveis…


Internet das coisas

Um dos mais aguardados avanços trazidos pelo 5G é o rápido desenvolvimento da chamada IoT. Mas o que é isso? É a conexão dos mais variados aparelhos à rede mundial dos computadores, permitindo um controle deles à distância.


É verdade que já existem muitos dispositivos conectados, como assistentes virtuais e alguns eletrodomésticos, mas o 5G levará a comunicação com objetos do cotidiano a um patamar bem mais elevado do que o atual.


A tecnologia será empregada, por exemplo, em veículos autônomos, e pode causar uma verdadeira revolução no setor. Você poderá alugar um carro, mesmo sem saber dirigir, e deixar o motorista virtual guiá-lo para onde você desejar. Os transportes públicos e de cargas também ganharão eficiência e pontualidade. Isso significa mais agilidade e menos trânsito e acidentes.


A casa conectada é outra realidade que crescerá rapidamente. De longe, você poderá programar a temperatura do ar-condicionado, ligar o forno para esquentar o jantar e preparar a trilha sonora ideal para o momento da sua chegada, em alto estilo, à residência.


Segmentos impactados

Como podemos ver, grandes mudanças deverão chegar com a tecnologia 5G. Esses são alguns dos segmentos que deverão ser mais impactados com essa verdadeira revolução anunciada.


Indústria

Aumento da produtividade na fabricação de materiais mais complexos, com maior cooperação na cadeia produtiva


Saúde

Ampliação do acesso à saúde, cirurgias a distância e visão integrada dos pacientes.


Cidades

Melhores e mais integrados serviços, melhorias na segurança, avanço na mobilidade e melhoria na qualidade de vida.


Agronegócio

Crescimento da produtividade, com mais sustentabilidade e qualidade.


São realmente muitas novidades a caminho, não é? Não à toa, a chegada do 5G é considerada um dos marcos do início da quarta revolução industrial: uma mescla de técnicas de produção de vanguarda e sistemas inteligentes, que interagem cada vez mais com organizações e pessoas, transformando nossa realidade.


E você, está pronto para todas essas mudanças?


Esse conteúdo impactou você? Que tal agora você impactar alguém? Compartilhe esse conteúdo.

9 visualizações