Gestão financeira: Qual sua importância e suas principais funções.
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Gestão financeira: Qual sua importância e suas principais funções.

Esse é um assunto extremamente delicado, afinal inúmeras empresas hoje em dia acabam “quebrando” por não saber o que é Gestão Financeira e como colocar o conceito em prática.


Compram mais do que vendem, não analisam seu fluxo de caixa, não conseguem ter uma ideia se estão fechando no negativo ou não e muitas vezes são enganados por indicadores que não representam a situação financeira real da empresa.


Mas fique tranquilo, é hora de resolver esses problemas e vamos te dar algumas dicas essenciais sobre Gestão Financeira que irão mudar o rumo da sua empresa!


O QUE É A GESTÃO FINANCEIRA?


Gestão Financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa. É tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa.


Essas ações são vitais para que uma organização obtenha bons resultados, pois permite estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o que estava planejado pela organização.


O QUE FAZER COM AS INFORMAÇÕES?


A partir da análise desses indicadores financeiros é possível entender para onde a empresa está indo, se deve continuar nesse caminho ou tomar medidas para que os resultados melhorem.


Muitas vezes as empresas têm sobra de caixa, mas está operando no prejuízo, assim como podem ter falta de caixa e estar operando no lucro. Por isso é importante entender verdadeiramente se a empresa está tendo lucro ou não, para que seja possível tomar ações corretivas quando o negócio não está seguindo como desejado.

Uma vez entendido os indicadores e se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não, para chegar ao patamar que se almeja, é preciso traçar os caminhos certos para gerir seu negócio com êxito.



DICAS PARA O PLANEJAMENTO DA GESTÃO FINANCEIRA:

- ENTENDA SUAS FINANÇAS


O primeiro passo para um bom planejamento financeiro é a forma como você tem lidado com o dinheiro; quanto ganha, com o que gasta. Tem alguma dívida? Faz uma reserva para alguma emergência? Tudo isso vai nortear o início de um bom planejamento.


- DEFINA SEUS OBJETIVOS


Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e assim você mesmo com pouco capital consegue começar a empreender e futuramente poderá investir em objetivos maiores.


- ANOTE RECEITAS E DESPESAS


Quando se tem noção de quanto recebe e o quanto gasta fica mais fácil saber onde cortar despesas e no que é possível economizar. Na hora da compra, também é importante pesquisar preços e evitar fechar negócios\parcerias por impulso.


Por fim, a Gestão Financeira é importante para entender o que a empresa tem a receber, o que tem para pagar e como está o balanceamento dos recursos financeiros. Dessa forma, é possível identificar se conseguirá honrar com as dívidas no curto prazo com o que tem a receber, compreendendo o balanceamento entre o ativo e o passivo da organização.


Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!


11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page