top of page
  • Foto do escritorgigatron

Fusões e Aquisições de Empresas: Entenda o que é e Como Funciona

Fusões e aquisições são operações relativamente comuns, que ganham grande repercussão quando acontecem em empresas de capital aberto.

Elas ocorrem com alguma frequência porque as grandes organizações estão constantemente se movimentando para aumentar sua participação no mercado.


O principal objetivo das fusões e aquisições é justamente esse: aumentar a competitividade e expandir o universo de clientes e a capacidade de gerar receitas da empresa.


Em geral, a “aquisição” descreve uma transação, em que uma empresa absorve outra empresa por meio de uma aquisição. O termo “fusão” é usado quando as empresas compradoras se combinam mutuamente para formar uma entidade completamente nova.


As fusões podem ocorrer de várias maneiras, tendo base na relação das duas empresas envolvidas no negócio:


  • Fusão horizontal: duas empresas que estão em concorrência direta e compartilham as mesmas linhas de produtos e mercados;

  • Fusão vertical: um cliente e uma empresa ou um fornecedor e uma empresa;

  • Fusões congenéricas: tipo de fusão em que duas empresas estão nos mesmos setores ou mercados ou setores relacionados, mas não oferecem os mesmos produtos;

  • Fusão de extensão de mercado: duas empresas que vendem os mesmos produtos em mercados diferentes;

  • Fusão de extensão de produto: duas empresas que vendem produtos diferentes, mas relacionados, no mesmo mercado;

  • Conglomeração: duas empresas que não possuem áreas de negócios comuns.


Dois dos principais motores do capitalismo são a competição e o crescimento. Quando uma empresa enfrenta a concorrência, ela deve cortar custos e inovar ao mesmo tempo. Uma solução é adquirir concorrentes para que não sejam mais uma ameaça.


Um outro fator predominante do processo é o crescimento que gera à empresa, uma vez que ela passa a adquirir novas linhas de produtos, propriedade intelectual, capital humano e bases de clientes.


Portanto, as fusões e aquisições envolvendo empresas privadas envolvem uma série de questões importantes, sendo elas: jurídicas, comerciais, de recursos humanos, propriedade intelectual e financeiras.


67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page