Franquia, a melhor escolha?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Franquia, a melhor escolha?

Você já pensou em abrir uma franquia? Hoje há ótimas alternativas para várias áreas com custo acessível no mercado.


Você sabe o que é uma franquia?


Bom, sendo bem técnico, é um modelo de negócio pré-formatado, pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.


Os chamados franqueados (quem abre uma franquia), recebem todas as instruções necessárias para comercializar os produtos e serviços dos franqueadores (empresas que licenciam as franquias). Grandes marcas famosas fazem assim, como por exemplo: McDonald’s, Burguer King (restaurante fast food), Starbucks (cafeteria), O Boticário (cosméticos), entre muitas outras.



Mas você sabe o que realmente é preciso para abrir uma franquia?


Vamos lá.

  • Você deve fazer uma autoanálise à si mesmo, sobre o que quer, o que espera do negócio e se está disposto a sacrificar algumas coisas para fazer dar certo;

  • Você deve escolher um negócio que tenha afinidade, que seja o seu perfil e que se identifique com o público alvo;

  • Deve levar em conta, quanto quer disponibilizar para o investimento e procurar um negócio que atenda às suas condições;

  • Além disso, com o próprio negócio, caberá a você ter ideias, criar a marca, promover ações de marketing para lançar no mercado e definir o perfil do cliente a ser atendido.


Diferente da compra de uma franquia que é um modelo testado e já apresenta resultados, a abertura de uma franquia envolve menos riscos do que um negócio próprio.


Começar um negócio do zero exige que você tenha um gasto de energia maior, não só com ideias, mas com a escolha de fornecedores, local, custos operacionais dentre outros pontos que são facilitados pela franqueadora. Por isso, a procura por compra de modelo de negócio é muito recorrente, possui vantagens que permitirão iniciar a empresa com outro patamar, com segurança devido a redução do risco de insucesso que ela proporciona e lhe fará eliminar alguns erros que provavelmente cometeria se estivesse começando empreender sozinho.


A marca cederá direito do uso de imagem, da sua tecnologia, e/ou administração do negócio, além disso oferecerá treinamento, suporte, produto/serviços pré determinados, marketing, dentre outras. Assim juntos traçam uma parceria que visa o sucesso de ambos no negócio.


Como franquia, trabalhamos e acreditamos na ideia do nosso modelo de negócio e queremos inspirar pessoas a empreenderem e modificar significamente suas vidas.


Seja um franqueado DotBank e mude sua vida!

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page