top of page
  • Foto do escritorgigatron

CPF Vazado: Como se Proteger?

Você já viveu o pesadelo de ter seus dados disponibilizados livremente na internet? Situações como essa fazem com que as vítimas de vazamento de dados fiquem mais expostas a golpes e fraudes. Por isso, é fundamental se precaver e desenvolver hábitos que ajudem a proteger suas informações no dia a dia.



É difícil evitar que seu CPF seja vazado, tendo em vista que essa responsabilidade é das empresas que armazenam suas informações.


Contudo, você pode tomar medidas para prevenir golpes e fugir de prejuízos. Veja a seguir.

1. Use senhas fortes

Hoje, praticamente todos os serviços online são protegidos por senha. Então, nada de usar termos óbvios como "senha 1234" ou sua data de nascimento, que podem ser facilmente descobertos por golpistas que estão com seus dados.


Procure criar senhas fortes com letras maiúsculas, minúsculas e símbolos — se estiver difícil memorizá-las, use um gerenciador de senhas.


2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança utilizado por serviços online que acrescenta uma camada extra de proteção ao seu processo de login.

A informação solicitada pode ser algo que você sabe, como uma senha ou PIN, ou algo que você tem, como um código de verificação recebido por SMS, token ou app autenticador — ou ainda um recurso de biometria.

Então, lembre-se de ativar essa funcionalidade em todas as suas contas para evitar ter o CPF vazado.

3. Evite golpes de phishing

O phishing é um dos golpes mais comuns da internet. Ele consiste em atrair a vítima com uma isca para ela clicar em um link malicioso e fornecer seus dados.


Para não cair nessa, nunca clique em links desconhecidos, e desconfie de ofertas e promoções imperdíveis recebidas por e-mail ou WhatsApp.


4. Cuidado ao usar Wi-Fi público

O Wi-Fi público também é usado frequentemente por golpistas para interceptar e roubar dados.

Por isso, evite fazer login em serviços e contas bancárias nesse tipo de conexão.

5. Acompanhe seu CPF

Por fim, é importante você acompanhar de perto as movimentações do seu CPF, colocando em prática as dicas que fornecemos sobre checar sua conta no Serasa e no Registro, por exemplo.

Fique atento principalmente a dívidas, empréstimos, mudanças de score e consultas de empresas.

Entendeu o que é CPF vazado e como se proteger de golpes?



11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page