Como treinar o cérebro para manter o foco?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Como treinar o cérebro para manter o foco?

Como empreendedor, temos várias tarefas em nosso dia. Nosso cérebro gosta de ser multitarefa, mas todos temos muito a ganhar mantendo o foco em tarefas únicas. Em meio a tudo isso, entender as limitações do nosso cérebro e trabalhar em torno disso pode melhorar o foco e ajudar a aumentar a produtividade.


A distração é um alerta e pode ser perigoso, já que a reação do cérebro é algo automático e pode ser difícil de controlar ou parar. Apesar da multitarefa ser uma habilidade importante, ela também tem suas desvantagens, como por exemplo, ela reduz nossa inteligência, fazendo com que o nosso QI caia. Com isso, cometemos erros, perdemos alguns sinais sutis e até perdemos o controle quando não deveríamos.


O nosso cérebro se sente atraído pela distração, sabia? Ele acende luzes de recompensas quando trabalhamos multitarefa, o que significa que você tem uma alta emocional quando faz tudo de uma vez.


Em última análise, o objetivo das nossas vidas não deve ser o foco constante, mas um pequeno período diário sem distrações.


Sendo assim, experimente essas dicas para conseguir um comportamento mais focado e produtivo na sua jornada de trabalho:


1 - Faça o trabalho criativo em primeiro lugar: Normalmente damos prioridade, queremos resolver os trabalhos mais árduos, mais complicados primeiro. Esse tipo de trabalho drena nossa energia e reduz o nosso foco. Depois de 1 hora realizando esse tipo de trabalho, a nossa capacidade cerebral de processamento e realização é muito menor do que no início das atividades. Toda a decisão que tomamos vai cansando o nosso cérebro. Sendo assim, para se concentrar de maneira correta, inverta essa ordem, marque as atividades que exigem criatividade e concentração para o início do seu dia e depois passe para o trabalho mais fácil ou mais burocrático.


2 - Distribua seu tempo de maneira inteligente: A maioria das pessoas se concentram melhor pelo período da manhã, ou no final da noite, e algumas pessoas têm seus pensamentos e ideias melhores fora do escritório e outras dentro de um escritório. Descubra onde e quando você se concentra melhor, então coloque suas tarefas mais difíceis para esse momento.


3 - Treine seu cérebro como um músculo: Estar ou ficar multitarefa é natural. O nosso cérebro se adapta a isso naturalmente, mas é preciso praticar a concentração, desligando de todas as distrações e comprometendo nossa atenção para uma única tarefa. Comece aos poucos, trabalhe isso gradualmente, se encontrar sua mente vagando, é só voltar correndo para a tarefa, é como praticar exercícios para ficar em forma, você precisa treinar e construir um músculo.


4 - Use ondas alfa: Usar músicas especialmente projetadas e criadas para emular as ondas alfa do cérebro comprovadamente irá aumentar o seu foco e sua produtividade.


5 - Olhos abertos, olhos fechados: Esse exercício é feito em duas etapas. Primeiro, escolha um objeto qualquer, como um lápis, por exemplo. Coloque-o na sua frente. Olhe firmemente e concentre a sua atenção nele. Deixe que o objeto ocupe todo o espaço mental durante o tempo que for possível. Aumente gradualmente o tempo da duração do exercício. Na segunda fase, feche os olhos e visualize em sua mente o mesmo objeto. Concentre-se nesta imagem virtual, atendo-se a todos os detalhes, pensando apenas nessa tarefa. Caso se distraia, recomece a imaginar o objeto e aumente progressivamente a duração do exercício. Com a prática, verá que fica cada vez mais fácil manter-se focado.


6 - Invista em meditação e exercícios físicos: Os benefícios da meditação são bastante conhecidos. Ela permite que sua mente retorne ao estado natural – livre de distrações, pensamentos e “ruídos” em geral. Mas chegar a este estado é difícil, então pode demorar um pouco até que você consiga. Outro aliado é a prática de exercícios físicos. Isso vai ajudar a liberar endorfinas, elevar os níveis de serotonina e também permitir que se formem espaços para ideias criativas em nossa mente. Os benefícios, porém, não ficam por aí. Ao adotar uma atividade física de maneira regular, você tem a oportunidade de “desestressar”, além de manter sua saúde em alta e o corpo em melhor forma física.


Siga esses passos para melhorar o seu foco, mas não esqueça que, assim como toda habilidade, é preciso prática, portanto não adianta fazer um dia e achar que já é a pessoa mais focada do mundo. É necessário um pouco de disciplina e força de vontade, mas tenha certeza que vai valer a pena.


Gostou do texto?


200 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page