Com mais de 690 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo 43 milhões deles no Brasil, o LinkedIn se tornou uma das maiores plataformas de conteúdo na internet.
Se você está querendo ganhar visibilidade dentro do mundo profissional e gerar novos negócios, o LinkedIn é o melhor lugar para apostar as fichas.
Ter um bom perfil é a base para a construção da sua marca pessoal, e o primeiro passo para você começar a descobrir como iniciar uma conversa no LinkedIn. Além disso, também é uma ótima oportunidade para mostrar quem você é, o que você faz e quais são as suas áreas de interesse.
Em outras palavras: o perfil do LinkedIn é o seu cartão de visitas na internet.
Como montar um bom perfil no LinkedIn
Confira essas seis dicas rápidas para montar um bom perfil no LinkedIn:
1. Tenha uma foto de perfil profissional:
Uma boa foto de perfil aumenta sua credibilidade e ajuda você a se destacar no meio da multidão.
Estatísticas mostram que usuários com uma boa foto no perfil do LinkedIn podem conseguir até 21 vezes mais visualizações. Portanto, vale a pena contratar os serviços de um fotógrafo profissional.
Você também pode adicionar uma imagem de capa para personalizar seu perfil. Nesse caso, a melhor opção é utilizar bancos de imagens profissionais e gratuitos como Burst, Pixabay, Pixels ou Unsplash para garantir uma foto de alta qualidade.
2. Crie um título que descreva o que você faz:
Sempre que você adicionar uma nova experiência profissional no LinkedIn, a plataforma criará automaticamente um título para essa experiência. No entanto, é possível personalizar esse título para deixá-lo mais com a sua cara.
Para melhores resultados, utilize palavras-chaves que sejam relevantes para o seu negócio ou área de atuação. Por exemplo, se você trabalha com marketing de conteúdo e quer adicionar uma nova experiência profissional nessa área, pode criar um título como: Redator | Marketing de Conteúdo | SEO.
3. Escreva um resumo sobre quem você é e o que você faz:
Outro elemento bem importante no passo a passo de como usar o LinkedIn e montar um bom perfil na plataforma é saber utilizar a seção “Sobre” do perfil.
Idealmente, essa seção deve expressar, em três ou quatro parágrafos, um breve histórico profissional com suas experiências, habilidades e motivações. Use o espaço para contar mais sobre o seu trabalho, mostre os resultados alcançados em projetos anteriores e aproveite para destacar quais são os seus objetivos na rede.
4. Adicione todas as suas experiências relevantes de trabalho:
Você deve manter seu perfil atualizado com suas experiências profissionais mais recentes e/ou mais relevantes – especialmente aquelas que se alinham aos seus objetivos de carreira atuais.
Você também pode adicionar links na seção “Mídia” para mostrar um pouco mais do seu trabalho, transformando essa seção do perfil em uma espécie de portfólio.
5. Solicite recomendações de colegas, ex-colegas e/ou clientes:
Nada melhor do que o bom e velho marketing boca a boca. Essa estratégia não funciona só no mundo real: ela também é super importante para quem quer saber como montar um bom perfil no LinkedIn.
Dentro do seu perfil, você pode usar a seção “Recomendações” para fazer isso. Ali, é possível solicitar avaliações de pessoas que já trabalharam com você ou que já contrataram os seus serviços.
Lembre-se: as recomendações são valiosas na hora de fechar um negócio ou vender um produto. Além disso, ter a validação de outras pessoas na sua rede é uma excelente forma de agregar valor à marca pessoal que você está construindo.
6. Crie uma URL personalizada:
Sempre que você criar um perfil no LinkedIn, uma URL automática – que costuma ser uma mistura do seu nome pessoal e alguns números aleatórios – também é criada.
Para dar um ar mais profissional ao perfil, você pode criar uma URL personalizada clicando na opção “Editar perfil público e URL”. Dessa forma, será mais fácil divulgar seu perfil no LinkedIn.
Comments