Como detectar e minimizar os casos de depressão no ambiente de trabalho?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Como detectar e minimizar os casos de depressão no ambiente de trabalho?

Em todo o mundo estima-se que 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, com muitas dessas pessoas também sofrendo de sintomas de ansiedade. Um estudo liderado pela OMS apontou que apenas os transtornos de depressão e ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade.



Considerada como o mal do século, a depressão, apesar de silenciosa, é muito grave e necessita de muita atenção. Contudo, existem muitas ações eficazes que as organizações podem realizar para promover a saúde mental no local de trabalho, sendo que elas também podem beneficiar a produtividade.


Um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental. As empresas que promovem a saúde mental e apoiam as pessoas com esses tipos de transtornos, têm maior probabilidade de reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar dos ganhos econômicos associados. Precisamos estar atentos aos sinais das mudanças físicas, emocionais e comportamentais, medir para gerenciar é a melhor forma de evitar problemas futuros.



Como detectar colaboradores com depressão?


Quando deprimida, a pessoa pode apresentar sintomas como alteração do humor, redução da energia e diminuição da atividade, alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga. Observam-se também, na maioria das vezes, problemas do sono e diminuição do apetite. Comumente ocorre uma diminuição da autoestima e da autoconfiança, assim como ideias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves.


No trabalho, os comportamentos mais comuns são:

  • Queda brusca na produtividade;

  • Insatisfação exagerada;

  • Cansaço fora do normal;

  • Picos de irritabilidade, agressividade ou alegria excessivas;

  • Ausência de motivação, reclusão, introspecção e tristeza.

Claro que tanto os gestores quanto o RH não são especialistas em saúde mental para dar um veredito, mas como conhecem bem o colaborador, fica mais fácil notar as mudanças acima. A questão é delicada e criar um ambiente que seja saudável e minimize a depressão é um desafio sério que precisa ser encarado de frente. Um elemento importante para ter um bom local de trabalho é o desenvolvimento de estratégias e políticas internas.


Com base nos fatores é possível citar algumas etapas para a criação de um local de trabalho saudável, incluindo:

  • Conscientizar as lideranças sobre a importância de ter um ambiente de trabalho sadio, desenvolvendo junto com o time de RH um plano estratégico para promover uma melhor saúde mental para diferentes colaboradores;

  • Compreender as oportunidades e necessidades individuais, ajudando a desenvolver melhores políticas para a saúde mental no local de trabalho;

  • Implementar e aplicar políticas e práticas de saúde e segurança, incluindo a identificação do sofrimento;

  • Envolver os colaboradores na tomada de decisões, transmitindo sensação de controle e participação. Ter práticas organizacionais que apoiam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional;

  • Desenvolver programas de desenvolvimento de carreira, reconhecendo e recompensando a contribuição dos funcionários;

  • Criar rituais de gestão de pessoas, onde o líder abre espaço para se falar de assuntos como este;

  • Desenvolver nos colaboradores uma segurança psicológica para que tenham coragem de falar sobre suas vulnerabilidades.


O mundo corporativo é muito competitivo e focado somente em resultados, e assuntos de cunho emocional não possuem espaço no dia a dia e não são bem-vindos quando mencionados. As intervenções de saúde mental devem ser realizadas como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cobre a prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação. A chave para o sucesso é envolver as partes interessadas em todos os níveis ao fornecer proteção, promoção e intervenções de apoio. Sabemos que no final do mês o que conta é a meta batida e a perenidade do negócio, mas o trabalho é para ser desafiador e não sofrido. O assunto é sério e não pode ser ignorado!



E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page