Automação contábil: como otimizar processos para o contador?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Automação contábil: como otimizar processos para o contador?

Cada vez mais, a tecnologia se coloca como uma ferramenta indispensável no dia a dia das empresas. Em razão do potencial de otimização que os recursos tecnológicos podem oferecer, micros, pequenos e grandes negócios têm priorizado investimentos em inovação e na modernização de processos.

No setor da contabilidade não é diferente. A automação contábil já é uma realidade e tem transformado a maneira como profissionais e empresas do ramo prestam seus serviços, executam seus processos e atendem aos seus clientes. Assim, garantem ainda mais eficiência, economia e competitividade — o que é ainda mais valioso, considerando se tratar de um segmento altamente competitivo.


Apesar de simples, automação contábil é um conceito extremamente amplo e que comporta uma grande quantidade de tarefas e medidas que são capazes de materializá-lo.


No entanto, de forma mais geral, esse termo pode ser entendido como o processo de automatizar, isto é, de substituir tarefas manuais e operacionais, as quais demandam mais tempo e esforço, por alternativas eletrônicas, como softwares e dispositivos autônomos. Em outras palavras, automação contábil é um processo de modernização do setor. O principal objetivo é garantir mais eficiência operacional, agilidade e precisão ao menor custo possível e com o menor esforço.



Quais as vantagens da automação contábil?


Por ser um conceito atual e intimamente ligado à ideia de otimização de processos, as vantagens da automação contábil são diversas. Tanto para a realidade do profissional contábil quanto para a rotina de escritórios de contabilidade, existem diversos pontos positivos que podem ser experimentados a partir da automação. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios dessa prática.



Redução de custos


Com processos mais automatizados e menos dependentes de atividades manuais, lentas e burocráticas, um efeito direto da automação é a redução de custos. A utilização de ferramentas tecnológicas especializadas, por exemplo, minimiza a necessidade de pessoal, assim como torna as tarefas mais precisas, reduzindo o retrabalho e a ocorrência de erros — situações que impactam diretamente os custos.


Da mesma forma, a composição de um ambiente mais automatizado e pautado em ferramentas digitais permite a adoção de metodologias mais eficazes, baseadas em softwares, documentos digitais e afins. Com isso, a redução do uso do papel é visível, assim como os custos referentes à manutenção de acervos de documentos físicos.



Maior agilidade nas entregas


Por ser um setor altamente técnico e burocrático, a contabilidade precisa romper com antigos padrões em suas atividades para conseguir reduzir burocracias e ser mais eficiente.


Nesse sentido, a automação chega como uma ferramenta essencial. Nos últimos anos, o governo implementou uma série de mudanças e melhorias em seus serviços e plataformas, digitalizando grande parte dos processos relacionados às áreas fiscal e contábil. Com isso, profissionais e empresas do segmento puderam seguir pelo mesmo caminho, investindo em automatização e digitalização das entregas.



Softwares de gestão


No contexto da contabilidade moderna, os softwares têm um papel extremamente importante, como o DotBank ERP. Esse tipo de ferramenta é responsável não só por reunir dados e informações, mas por segmentá-las de maneira coerente e produtiva, facilitando a rotina de profissionais e negócios contábeis. Além disso, os softwares têm sido a base para a execução de tarefas repetitivas, automatizando fluxos de trabalho importantes, como:

  • troca de informações entre diferentes bases de dados;

  • organização de documentos fiscais;

  • geração de relatórios;

  • cumprimento de obrigações junto ao Fisco, como a geração e o envio de documentos fiscais.

Além de poupar tempo, os softwares são essenciais para reduzir erros e retrabalho no dia a dia, tornando o escritório mais produtivo. No mais, o aprofundamento da gestão dos dados possibilita aos profissionais da área contábil aprimorar suas entregas, adotando uma contabilidade mais estratégica e consultiva.


Por fim, em um segmento em que a precisão e qualidade das entregas são fatores críticos, a automação contábil desponta como uma necessidade para as empresas e profissionais do ramo. Com ela, é possível garantir mais produtividade e eficiência.

Então, o que acha de fortalecer o conceito de automação contábil dentro do seu negócio?


Entre em contato agora mesmo com o DotBank!


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page