5 motivos para trocar seu banco físico por um banco digital
top of page
  • Foto do escritorgigatron

5 motivos para trocar seu banco físico por um banco digital

Se você ainda não tem uma conta em um banco digital Dotbank, aqui vou te dar alguns motivos para trocar seu banco físico por um banco digital.

O mundo está mudando rapidamente nos últimos anos, principalmente na questão digital. E parece que neste ano específico, um ano em que infelizmente vivemos uma pandemia de Coronavírus que assola os 5 continentes do mundo, estamos tendo que acelerar ainda mais a digitalização da sociedade. E os bancos não ficam de fora desse processo evolutivo pelo qual nossa sociedade está passando. Se você ainda não é um adepto da digitalização bancária, confira os 5 motivos para trocar seu banco físico por um banco digital.


Abaixo vamos te contar quais são as vantagens de trocar seu banco físico por um banco digital.


O que é, e como funciona um banco digital?


O banco digital é como um banco tradicional, porém seus serviços bancários são digitais, normalmente por aplicativo. Os bancos digitais são seguros e sem riscos, mas a digitalização os faz mais eficientes, além de trazer muitas facilidades para seus clientes.


Com um banco digital você pode transferir dinheiro, pagar boletos e até mesmo solicitar empréstimos sem sair de casa, tudo pelo celular. Olhando para o futuro do setor bancário, ser digital não é mais uma opção para as instituições financeiras que desejam sobreviver, e sim uma obrigação.


Se digitalizar significa converter em formato digital qualquer coisa que seja manual ou em papel. E o banco digital é um banco totalmente diferente do que estávamos acostumados. A começar que não é burocrático, mas disso vamos falar mais adiante.


5 motivos para trocar seu banco físico por um banco digital


Menos taxas


A grande maioria dos bancos digitais isentam seus clientes daquela taxa de manutenção de conta. E vamos ser sinceros, se o banco já ganha tanto com juros e taxas em cima das nossas transações, qual o sentido de pagarmos apenas por ter uma conta naquele banco?


Embora os bancos tradicionais tenham uma estrutura muito maior, que demanda mais gastos, muitas taxas não fazem sentido. E os bancos digitais, ao isentar esta taxa dos seus clientes, provam que é possível operar sem cobrar a taxa de manutenção de conta. Mas para além da taxa de manutenção de conta, existem outras tarifas bancárias que os bancos digitais não cobram, ou cobram menos, como as transferências TED.


Sem filas


Uma conta no banco digital não só é mais barata, mas também faz você economizar tempo e dor de cabeça. Isso porque não tem filas onde você perde um tempão para coisas simples, como a própria abertura de conta ou o pedido de um cartão de crédito.

No banco digital é tudo feito a partir do smartphone, e por mais que você tenha que esperar um pouco, como no caso de uma aprovação em um cartão de crédito, você não precisa ficar em uma fila para isso.


Suporte online em horários diferenciados


Grande parte dos bancos digitais tem suporte online muito superior aos dos bancos físicos. Além de poder acessar o suporte pelo próprio aplicativo, em vez de ter que ir em uma agência, Vários deles você pode acessar até mesmo aos finais de semana e em horários diferenciados, como à noite, por exemplo.


Sem burocracia


Assim como no caso das filas, outro grande motivo para você trocar seu banco físico por um banco digital é que no banco digital a burocracia é muito menor. Para abrir sua conta, por exemplo, você não precisa escanear nenhum documento. Basta uma foto simples do seu RG e uma selfie sua.


Além disso, você resolve tudo online. Uma vez eu errei a senha do meu cartão 3 vezes, ao fazer uma compra no débito. Basta acessar o app do banco e entrar em contato com o suporte para resolver o problema e criar uma nova senha.


Porém, em uma conta de um banco físico que tenho e infelizmente não devo me desfazer, se eu errar a senha ou até mesmo esquecer, terei que ir numa agência, em um dia e horário comercial e ficar em uma fila para resolver este problema.


Melhor rendimento e possibilidade de aplicações


Seja um rendimento melhor que a poupança ou a possibilidade de aplicar o seu dinheiro pelo próprio app, vários bancos digitais dão melhores opções de fazer o seu dinheiro render do que os bancos físicos.


É seguro deixar seu dinheiro em uma conta digital?


Se você tem essa preocupação, saiba que não é o único que se preocupa com isso. A maioria das pessoas que tem medo de abrir uma conta digital, tem medo por esse motivo. Muitas pensam "se alguém me hackear" ou "se o banco falir?"".


Primeiramente, saiba que os bancos digitais possuem mecanismos eficientes de segurança como a criptografia. Isso impede que alguém hackeie sua conta. Além disso, os bancos digitais utilizam métodos adicionais de segurança como confirmar transações por códigos SMS.


E se você tem a preocupação do caso de o banco falir, saiba que o risco é o mesmo para bancos físicos ou digitais, graças às normas do Banco Central. Os bancos digitais no Brasil em operação são certificados pelo BACEN, e por isso contam com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).


O Fundo Garantidor de Créditos é uma entidade privada e sem fins lucrativos que administra mecanismos de proteção a titulares de crédito contra possíveis falências de instituições financeiras. A entidade garante o pagamento caso o banco digital não consiga honrar com seus compromissos.


Por fim, como você faz tudo de casa, é importante salientar que ao ter uma conta digital e fazer tudo pelo aplicativo, você corre menos risco de levar seu dinheiro em um assalto ou roubo.


67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page