top of page
  • Foto do escritorgigatron

Vale a Pena Pedir Empréstimo para Quitar Dívidas?

Por mais estranho que pareça a ideia de fazer outra dívida para quitar uma, recorrer ao empréstimo pode sim ser uma ótima opção, especialmente para quem tem dívidas altas. Isso porque você acaba trocando os juros altos das dívidas por um só, e mais baixo.

Com a alta da inflação, o orçamento das famílias brasileiras ficou mais apertado e parte da renda comprometida com o pagamento de dívidas, em abril de 2022, segundo dados da CNC.


Quais as vantagens de pedir um empréstimo para quitar dívidas?


É normal ficar confuso e até mesmo um pouco desesperado quando as contas não fecham. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não fazer escolhas erradas por desinformação e medo a respeito dos empréstimos.


Para quem precisa de dinheiro rápido, pedir um empréstimo para uma instituição financeira confiável e tomar os devidos cuidados, pode ser a melhor das opções.


Para pessoas inadimplentes, com contas em atraso, e que tiveram seus nomes incluídos nas listas de restrição ao crédito, o empréstimo para quitar dívidas também vale a pena. A orientação é listar todos os seus débitos e negociar junto às instituições credoras condições para o pagamento à vista do valor total.


Isso porque, em um acordo, é possível conseguir até 80% de desconto sobre o valor da dívida para o pagamento à vista. Tomar um empréstimo para quitar essa dívida é uma excelente oportunidade para conseguir os descontos e ficar com um valor muito menor pendente.


Atenção: quando você conseguir limpar seu nome, tome cuidado para não usar o crédito que você tem disponível para se endividar novamente. Esta é a hora de analisar todas as suas despesas, eliminar as desnecessárias e planejar sua vida financeira com cuidado e atenção.


Cuidados na hora de contratar um empréstimo


Preste atenção em alguns pontos na hora de considerar fazer um empréstimo. Confira seu orçamento pessoal!


Fique de olho nos seus ganhos e gastos, pois a parcela do empréstimo precisa caber no seu orçamento. É imprescindível ter organização financeira para não perder o controle do que entra ou sai da sua conta.


Pesquise até encontrar as melhores condições de empréstimos. Caderninho de anotações, planilhas e alguns aplicativos de organização financeira podem ser muito úteis para comparar taxas de juros, condições de pagamento e prazos, por exemplo.


Faça simulações!


Sempre que estiver disponível, use essa ferramenta quantas vezes forem necessárias até encontrar a situação ideal de empréstimo para você. Pelo simulador, dá para ver o valor da taxa de juros, escolher o número de parcelas, os valores das parcelas e as datas de pagamento das parcelas.


Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?


Um empréstimo para quitar dívidas pode ser uma ótima opção para consumidores que estão inadimplentes ou que estão com contas essenciais em atraso. Porém, antes de fazer a contratação é preciso ficar atento a pontos como a confiabilidade da empresa, seu próprio orçamento pessoal e outros itens.


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page