Quais são as vantagens em automatizar os boletos?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Quais são as vantagens em automatizar os boletos?

Já pensou em quantas rotinas produtivas dentro do seu negócio poderiam ser facilitadas por meio de sistemas? Entenda as vantagens em automatizar a emissão de boletos de uma maneira simples e assertiva.

Contudo, muitos gestores ainda negligenciam o que sistemas e softwares do gênero trazem para o ambiente corporativo. O resultado? Posicionam-se atrás da concorrência, perdendo tempo e, consequentemente, dinheiro, em operações manuais.


Para fugir desses problemas, entenda abaixo as 8 vantagens que automatizar a emissão de boletos pode trazer para o seu negócio.


1 - Agilidade e Produtividade:

Como citado no início do texto, a emissão de boletos por meio de um sistema automatizado traz agilidade e produtividade para a equipe. Em outras palavras, não há a necessidade de que os próprios colaboradores preencham os dados manualmente. Assim, economiza-se tempo dentro do ambiente corporativo e possibilita direcionar a equipe para outras funções. Isso porque, com um sistema especializado na emissão de boletos, diminui-se o número de pessoas designadas a cumprir essa função.


2 - Integração à Era Digital:

Cada vez mais clientes e consumidores optam por receberem seus boletos de forma digital e eletrônica. Com pagamentos por meio dos aplicativos dos bancos nos smartphones, ter um sistema automatizado para essa função permite inúmeros benefícios.


3- Menos gastos para você e seu cliente:

Transferências bancárias, como o TED e o DOC, podem ser onerosas para o cliente. Um boleto, quando emitido de forma automatizada, faz seu negócio ter menos custos e os consumidores podem pagar apenas o valor exato da guia. Não para por aí: emissões e reemissões de boletos em papel são diminuídos, quase erradicados, eliminando pequenos custos – que, um após o outro, podem agregar gastos relevantes para o caixa da sua empresa dentro de períodos como um ano. Os clientes, por sua vez, também não precisarão perder tempo e dinheiro para a impressão, já que têm o código de barras como o método de pagamento caso não desejem ter o boleto fisicamente.


4 - Gerenciamento e diminuição da inadimplência:

Ter um sistema de automatização de boletos permite que você gerencie e diminua a inadimplência dos clientes. Isso porque é possível ter um controle assertivo do vencimento das guias, ampliando a capacidade de entender quais não foram pagos. Aliado à integração com módulos financeiros como o nosso software ERP, isso possibilita o entendimento das causas da inadimplência. Por fim, complementa-se com a possibilidade de entrar em contato com o cliente, evitando esse problema comum nas empresas brasileiras.


5 - O fator ‘segunda via’:

Seu cliente perdeu ou exige uma segunda via do boleto? Sem problemas: automatizar o processo é fazer com que isso seja resolvido prontamente. E o melhor: sem nenhum custo adicional para você e sua empresa. Ainda, pode-se acrescentar valores de juros caso a guia esteja vencida ou valores precisam ser anexados a uma nova compra de produto/serviço por parte do consumidor. Tudo de maneira simples, rápida e que traz conforto aos clientes.


6 - Análise de dados financeiros:

Automatizar a emissão de boletos não é apenas entregar o documento fiscal para o cliente pagar, vai muito além disso: amplia a capacidade de analisar os dados financeiros, entender quais são os produtos/serviços com mais saídas, o perfil de compra, o gasto médio, entre outros fatores.


Isso faz toda a diferença: além de ser fácil, centralizado e automatizado, todas as informações em um único local permitem você traçar as melhores estratégias. Ainda, pode-se novamente integrar com o nosso sistema ERP, o que amplia a análise de dados financeiros.


7 - Posiciona-se à frente de muitos concorrentes:

O diferencial competitivo atualmente, independente da área de atuação da empresa, está intimamente ligado à adoção de soluções digitais por parte dos negócios. Ou seja, ao adotar uma emissão de boletos automatizada, se posicionará à frente de muitos concorrentes que ainda optam por métodos analógicos e manuais.


8 - Menos burocracia:

Para fechar as vantagens que automatizar a emissão de boletos pode trazer para o seu negócio, elencamos uma das maiores dores do empresariado brasileiro: a burocracia. E aqui falamos não apenas do governo, mas de instituições bancárias, plataformas financeiras e outros setores que oneram o negócio. Com a emissão automatizada de boletos, selecionando os bancos e/ou instituições financeiras que facilitem sua vida, isso traz menos burocracia para receber o dinheiro. Em complemento, algo importantíssimo: também diminui os trâmites burocráticos para o cliente, que receberá a guia e só necessitará do pagamento no banco, app digital ou lotérica.



Há uma série de outros benefícios, como o registro de boletos, conformidade fiscal (acredite, seu contador ficará muito feliz com esse método), entre outros. O importante é adotar o sistema para que as emissões agreguem as vantagens que trazemos acima.

Em resumo, a emissão automatizada de boletos é um investimento que traz um retorno rápido. Não é à toa que esse é um método quase que obrigatório em todas as empresas de todo o mundo, que já entenderam a necessidade desse suporte.


O nosso boleto bancário é automatizado, então esqueça arquivos de remessa e retorno com os seus boletos registrados automaticamente.


Nós olhamos para o futuro, seja DotBank e olhe com os nossos olhos! Acesse o nosso site para saber mais: www.dotbank.com.br


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe.

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page