• gigatron

Quais as vantagens de um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é muito conhecido dos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Mas você sabe o que é? Como funciona? Como conseguir? Quais as vantagens?



O QUE SIGNIFICA CRÉDITO CONSIGNADO?


O significado de consignado está atrelado à particularidade desse crédito. Ele é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Ele é mais comum para funcionários públicos, aposentados e pensionistas. Isso acontece porque essas pessoas têm mais confiança de que vão receber os pagamentos.


COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?


As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Na prática, significa que uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do consumidor.

Se não for bem pensado, isso pode dificultar o seu planejamento e aumentar os gastos com o pagamento de juros, podendo até mesmo levar ao superendividamento.


Atualmente mais de 20% da renda das famílias brasileiras é usada só para pagar as parcelas de suas dívidas. Esse dado é do Banco Central e já inclui os juros. O percentual dobrou de tamanho nos últimos dez anos e continua crescendo.


QUANDO VALE A PENA PEGAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?


Crédito pode ser um aliado ou um inimigo para o seu orçamento. Entenda quando vale a pena pegar empréstimo consignado ou quando esse crédito pode fazer você apenas se enrolar ainda mais.

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Por isso é uma mão na roda em várias situações. Quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público pode acessar o empréstimo com facilidade.

Mas é preciso cautela na hora de contratar. Fique atento ao seu funcionamento e às situações em que ele pode ser seu aliado ou inimigo.

Para conseguir sair das dívidas ou realizar seus sonhos, às vezes é preciso ter algum tipo de crédito na praça. Confira as vantagens do empréstimo consignado para saber se este é o melhor caminho para você:


Facilidade na contratação


A contratação do seu consignado é fácil e rápida, sem burocracias exageradas — e muitas vezes dá para contratar 100% online, sem a necessidade de perder tempo em filas de instituições financeiras.

Além disso, para contratar o seu basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e contracheque ou número de beneficiário do INSS.


Liberação rápida do crédito


Novamente, por contar com pouca burocracia, a liberação do dinheiro é bem rápida. Isso faz com que o consignado seja uma excelente opção para se recuperar de imprevistos e dar uma resposta rápida a alguma situação emergencial.

Assim que passar pelas análises necessárias e for aprovado, o valor total do consignado cairá na conta corrente indicada por você na contratação.


Menor taxa do mercado


Por ser uma modalidade bastante segura para as instituições financeiras, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS, sem riscos de o contratante ficar inadimplente, elas podem oferecer taxas realmente competitivas e muito atrativas quando comparadas às de outras modalidades de crédito.

Também vale ressaltar que a taxa é fixa, isto é, você já sabe quanto vai pagar pela contratação até o final do processo.


Maior prazo


Outra vantagem do consignado é seu longo prazo para quitação, que pode variar de 6 a 72 meses, a depender do valor contratado. Dessa forma, você garante que consegue se reestruturar financeiramente para sair de uma possível situação de “bola de neve”.


Parcelas fixas


Já no ato da contratação o contratante acorda com a instituição financeira qual será o valor total do consignado e o valor exato de cada parcela. Assim, evita-se surpresas desagradáveis e é possível se planejar financeiramente para arcar com essa despesa.


Análise de crédito facilitada e que permite nome sujo


Para o consignado, a análise de crédito necessária leva em conta apenas a renda do contratante — seja ela proveniente de salário ou benefício do INSS. Dessa forma, pouco importa dívidas passadas e se seu nome está sujo. Não há consulta ao SPC e à Serasa, o que garante muito mais tranquilidade no processo.


Boa opção para quitar dívidas mais caras


Por ser acessível, o consignado é uma ótima ideia para quem precisa quitar alguma dívida mais cara, como um financiamento de carro ou mesmo os gastos no cartão de crédito. Assim, o contratante consegue negociar valores mais interessantes com as instituições para as quais deve e fazer o pagamento à vista, substituindo a dívida de juros maiores pela do consignado, que é mais estável e, por ter parcelas fixas, já entra no seu planejamento financeiro mensal.


Maior controle financeiro


A modalidade de empréstimo consignado ainda te ajuda na gestão financeira, uma vez que não permite que seja contratado um valor que represente mais de 30% da sua renda bruta. Assim, é possível garantir que seu orçamento mensal não será comprometido ao mesmo tempo em que se tem disponível em mãos um novo recurso para lhe auxiliar na quitação de dívidas ou até em um futuro investimento, como a entrada para a aquisição de um imóvel.


Vendo as principais vantagens do consignado fica mais fácil entender por que esta é uma das melhores opções, não é? Aproveite para fazer uma simulação com o Dot Bank agora mesmo e contratar o seu!


3 visualizações