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Por que o Brasil é tão bom em fintechs?

Os investimentos em startups no Brasil bateram recorde em 2021. Ao todo, as empresas receberam US$ 9,4 bilhões em aportes, segundo dados divulgados pelo Inside Venture Capital, o relatório do Distrito com apoio do Bexs.


Esses números foram impulsionados pelo significativo crescimento do setor de fintechs, que captou US$ 3,7 bilhões ao longo de 176 rodadas. Importante destacar ainda outro ponto: o último ano também representou o maior número de novos unicórnios, com dez empresas brasileiras no total.


Mas afinal, por qual motivo o Brasil tem se destacado no mercado de fintechs?


Neste artigo, você entenderá as principais razões, formas de atuação e o ecossistema dessas empresas, além dos benefícios para os usuários de produtos financeiros. Boa leitura!



Por que somos tão bons em fintechs?

O Brasil é o maior ecossistema de fintechs da América Latina e ocupa a lista dos top 10 países que mais tem empresas unicórnios. Em 2021, a MadeiraMadeira, Hotmart, Mercado Bitcoin, Unico, C6, Frete.com, Merama, Facily, CloudWalk e Olist entraram nessa lista bilionária.


Mas de onde vem tanta inovação e destaque no mercado mundial de fintechs? Para responder a essa questão, precisamos voltar alguns anos.


O mercado financeiro do Brasil está há muito tempo envolvido com tecnologia de ponta. Desde os períodos de hiperinflação, nos anos 80, o setor bancário tem se modernizado.


E atualmente, as novas medidas de regulamentação e incentivo do Banco Central, aliadas a uma cultura do desenvolvimento ágil e do uso de tecnologias de nuvem permitiu a explosão das fintechs.


A atuação das fintechs no Brasil

As fintechs brasileiras começaram a surgir no ano de 2013 carregadas de muita inovação, custos reduzidos de operação e contando com uma distribuição digital focada em melhorar toda jornada do cliente.


A chegada das empresas movimentou o mercado e chamou a atenção dos bancos tradicionais, que possuíam bases elevadas de clientes, grande oferta de produtos, mas pouquíssima ou nula personalização.


Diante disso, o mercado vem passando por um processo de amadurecimento. Os próprios bancos entenderam que mudar era fundamental e passaram a desenvolver serviços com princípios similares aos das startups ou se associaram a elas.


E com o advento do Open Banking, impulsionado pelas novas diretrizes do Bacen, as instituições amplificaram o compartilhamento de dados dos clientes e têm buscado uma constante melhoria na oferta de produtos e serviços.


2020: o ano das fintechs

O ano de 2020 foi fundamental para marcar a expansão das fintechs em todo mundo, apesar de todas as dificuldades por conta da pandemia do novo Coronavírus.


E o Brasil se consolidou na liderança do ecossistema em toda América Latina, após subir cinco colocações no índice global, chegando ao 14ª lugar no relatório 2021 Global Fintech Rankings.


Muito desse destaque deve-se à cidade de São Paulo, que se tornou o quarto maior ecossistema de fintechs de todo o planeta, atrás apenas de São Francisco, Londres e Nova York.


Ecossistema brasileiro com as fintechs

De acordo com informações do Distrito Fintech Report, o ecossistema brasileiro de fintechs é composto em sua maioria por empresas sediadas na região Sudeste, responsável por concentrar 72,3% do total.


Já quando dividimos as empresas por categorias de atuação é possível notar um equilíbrio bem mais acentuado. Os principais segmentos são:


  • Crédito (15,66%);

  • Meios de pagamento (15,58%);

  • Backoffice (14,49%);

  • Serviços Digitais (8,88%);

  • Tecnologia (8,29%).

  • Quais são os benefícios para os usuários de produtos financeiros?

  • As fintechs proporcionam benefícios significativos para os usuários de produtos financeiros. Abaixo, listamos os principais. Acompanhe:


1. Menos burocracia

A tecnologia impulsiona a redução de burocracias para os usuários de produtos e serviços. Sem falar que toda documentação e papelada são substituídas por opções digitais.


2. Especialização

Empresas especialistas em um único ramo podem focar em uma melhor experiência para o cliente, pois possuem um conhecimento mais aprofundado do mercado de atuação.


3. Tecnologia avançada

As fintechs nasceram em uma era de alta tecnologia e seguem com o DNA voltado para as inovações e serviços modernos, capazes de facilitar a experiência dos clientes.


Da mesma forma que no Brasil, somos especialistas em tecnologia financeira.


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