Personalidades de um empreendedor, qual é a sua?
top of page
  • Foto do escritorgigatron

Personalidades de um empreendedor, qual é a sua?

Quando estamos empreendendo devemos estar atentos a como é nossa personalidade de empreendedor, pois assim encontramos os pontos em que devemos melhorar. No entanto, os empreendedores devem ter equilíbrio, então devemos nos analisar a cada dia.

Existem várias circunstâncias que dão origem a um empreendimento e ao surgimento do empreendedor, que podem ou não se relacionar aos traços de personalidade. Independentemente das várias origens, sempre há necessidade de autoavaliação quanto a vocação, motivações e perfis. Muitos sabem que o mercado não é para brincadeiras, é algo bastante sério e às vezes quando uma empresa fecha as portas, pode ser que talvez seja por falta de talento ou de personalidades dos próprios donos. Tenho certeza que você não quer isso para seu empreendimento, então leia e descubra qual é sua personalidade empreendedora.



1 - Personalidade Emotiva: Essa qualidade pode te levar a tomar decisões impulsivas e a partir disso, tornar-se prejudicial para a empresa. Pessoas que são emotivas devem pensar antes de tomar qualquer decisão. Características:

  • Se emociona ao sentir pena de algumas atitudes de seus funcionários ou colegas de trabalho, bem como age com dificuldade para repreender falhas;

  • Ao tentar corrigir é bom demais ou ruim demais;

  • Toma decisões impulsivas quando é possível pensar, muitas vezes levadas pelos sentimentos de dó e de querer ajudar.


2 - Personalidades Racionais: Ter uma personalidade assim leva seus pensamentos a coisas essenciais, além de procurar ser correto nas suas falas e ações. Mas como nada é perfeito, deve-se tomar cuidado para não agir rispidamente com tudo. Ser muito racional pode ser levado a não considerar o feeling natural e tomar decisões menos assertivas para com sua vida empresarial. Características:

  • Tem dificuldade de confiar em seu feeling e perder o foco;

  • Dificuldade de estabelecer uma conduta de empatia quando necessário;

  • Dificuldade em ser caridoso na hora de corrigir falhas superficiais.


3 - Empreendedor Expressivo: Esse tipo de empreendedor tende a ser mais empolgado em suas criações e trabalha com bastante emoção, entretanto um pouco menos que o emotivo. Normalmente tem uma enorme facilidade em se expressar e consequentemente influenciar o comportamento de funcionários. Características:

  • Facilidade em se expressar e em argumentar suas ideias;

  • É motivado;

  • Dificuldade em valorizar o racionalismo, dados analíticos ou informações frias.


4 - Empreendedor Ligado: Empreendedores que possuem essa personalidade, têm as emoções bastante influentes. São questionadores, pontuais e com pouca assertividade com a equipe. Isso ocorre porque têm diversas ideias na cabeça e não conseguem, muitas vezes, passar para as outras pessoas. Características:

  • É flexível;

  • Gosta de juntar e ouvir as pessoas, pois está sempre em harmonia;

  • É interessado em ajudar o grupo, sempre tentando encontrar maneiras e soluções.


Estas foram as personalidades apresentadas que são mais comuns no meio empresarial, qual se parece mais com você? Busque se analisar e ponderar os pontos negativos e positivos para se adequar. Tudo que é demais é ruim, busque a excelência, claro que ninguém é perfeito, mas faça ajustes por você e pelo seu empreendimento. Um empreendedor de sucesso entende a sua necessidade e se adapta à ela!


Gostou do texto? Compartilhe.


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page