• dotbank wix

O que são meios de pagamento?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o fim de 2019, o e-commerce brasileiro iria atingir um volume de vendas de quase R$ 80 bilhões. Logo, adotar estratégias diferenciadas é fundamental para conquistar escalabilidade em meio a tanta concorrência. Contar com diferentes opções de meios de pagamentos, certamente, é uma delas.


O que são meios de pagamento: quais são os mais usados atualmente?

Os meios de pagamento mais utilizados pela maioria dos donos de loja virtual são:


1. Boleto bancário

O boleto bancário é uma ótima alternativa para quem deseja contar com um meio de pagamento democrático e sem burocracia. Gerado automaticamente, esse tipo de pagamento é ideal para o cliente que deseja efetuar seu pagamento à vista.


2. Cartão de crédito

Promovendo a rapidez das compras online, o cartão de crédito é o meio de pagamento favorito dos consumidores. Apresentando facilidade e agilidade no processo de vendas, a aceitação ou rejeição desse meio é efetuada em minutos.

3. Gateway de pagamento

Adotar um gateway como meio de pagamento é essencial atualmente. Isso porque esse método garante a segurança e a confidencialidade dos dados, sendo o responsável pela realização do pagamento na hora do checkout.


Esse meio de pagamento faz a intermediação entre a loja virtual e a instituição financeira e conta com soluções tecnológicas para isso.


4. Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são companhias que fornecem suporte e serviços diferenciados para os processos de pagamento. Facilitando as transações e promovendo a segurança, esse método é bastante útil e eficaz.


5. Transferência eletrônica de fundos – TEF

Para quem deseja potencializar a rapidez no pagamento, oferecer a transferência eletrônica pode ser uma boa ideia. Isso porque esse meio de pagamento é realizado à vista e apresenta a mesma segurança de um pagamento feito por boleto, porém mais rápido.


6. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente já vem sendo utilizado por muitos clubes de assinaturas, por exemplo. Por contar com um método de pagamento periódico, essa modalidade é feita de modo automático por um sistema, gerando flexibilidade aos negócios, garantido a segurança das transações e estimulando modelos de negócios com preços atrativos.


As principais tendências para meios de pagamento


Com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, os meios de pagamento estão evoluindo. Para não perder espaço no mercado e oferecer uma excelente experiência para os clientes, é fundamental diversificar e oferecer os mais variados métodos de pagamento.


Conheça agora algumas tendências que já estão sendo aplicadas em outros países e que vêm chegando, aos poucos, ao mercado brasileiro.


1. Pagamento por aproximação (NFC)

Conhecida como “comunicação por proximidade”, a NFC é um recurso tecnológico que promove a troca de informações entre dois equipamentos a uma distância pequena.


Estimulando o fácil acesso e tornando as transações financeiras mais seguras, a NFC pode ser instalada em smartphones, pulseiras de pagamento, tablets e cartões digitais.


Nesse contexto, também já existem cartões que contam com o pagamento por aproximação. Para realizar esse tipo de transação, é preciso aproximar o cartão de uma máquina que também apresente a tecnologia NFC. Só isso, não precisa digitar senha nem inserir o cartão na máquina.


2. Carteira móvel

Uma carteira móvel nada mais é do que uma ferramenta eletrônica que armazena dados pessoais e informações financeiras. Por meio dessa solução, é possível realizar transações financeiras com segurança e privacidade.


3. Criptomoedas

Não é segredo para ninguém que as criptomoedas estão revolucionando a economia mundial. Utilizar esse modelo de pagamento promove a facilidade e a liberdade em relação a como os valores são distribuídos. No entanto, o bitcoin é muito volátil. Dessa forma, é preciso ter cuidado e experiência para aplicar esse meio de pagamento.


4. Mobile Payment

O uso de dispositivo móvel para efetuar compras faz parte do dia a dia dos brasileiros. Essa é uma tendência que só tende a aumentar. Sendo assim, as empresas que focaram seus negócios para oferecer diferentes tipos de pagamento por celular, como o uso de diferentes apps, irão conquistar seu espaço mais facilmente.


Está em dúvida de como escolher o melhor meio de pagamento para seu negócio? confira abaixo nosso infográfico completo


5. mPOS

Realizando a interface entre dois dispositivos móveis, o mPOS promove a leitura de pagamento de crédito ou débito de modo prático, seguro e sem complicações.


Isso acontece via bluetooth ou NFC, e é uma tendência em termos de meio de pagamento, pois oferece diferentes tipos de serviços, como a produção de relatórios financeiros e o envio de faturas por e-mail.


6. Cashless

O sistema cashless promove a descentralização de serviços e é um modo bastante seguro de realizar pagamento. Podendo ser realizado por meio das mais variadas tecnologias, o cashless pode ser acessado tanto pelo celular como por uma pulseira ou cartão.


Por meio desse método, o consumidor escolhe o volume de créditos que deseja gastar, o que prestigia sua autonomia.


7. QR Code

Facilmente lido por qualquer dispositivo móvel que tenha uma câmera, o QR Code funciona como um código de barras e apresenta um formato quadricular.


Essa ferramenta tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, principalmente em fintechs. Por meio desse método, as transações são realizadas de modo prático e fácil, e, segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code- Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, mais de 80% dos varejistas pretendem adotar esse recurso como meio de pagamento em um futuro próximo.


A sua empresa está preparada para adotar esses novos meios de pagamento?


Para oferecer uma experiência rica para seus clientes e sair na frente da concorrência, as palavras-chave são: adaptação, flexibilização e diversificação. Dessa forma, contar com meios de pagamento que façam sentido para a realidade de seu negócio e que promovam diferentes e boas opções de pagamentos para os consumidores é uma prática inteligente e essencial.


Nesse cenário, investir em tecnologia e contar com parcerias faz parte do processo. Que tal unir esses dois mundos por meio de uma plataforma de automação segura e confiável?


Para isso, você pode contar com o Dot Bank! Afinal, além de termos o melhor custo-benefício do mercado, oferecemos a mais completa infraestrutura de pagamentos, estruturando e automatizando todas as transações de sua empresa em um único só lugar.


4 visualizações