• gigatron

Inovação Aberta: uma visão estratégica

Não basta firmar parcerias com startups, universidades, profissionais freelancers e criativos para obter resultados disruptivos. É preciso que a Inovação Aberta esteja inserida na estratégia do negócio, tenha fit com as diretrizes da empresa.


Sobretudo, é preciso trabalhar para que a absorção da inovação seja plena, sem barreiras e livre de resistências internas; também a preparação para a incorporação de ideias e soluções disruptivas deve ser realizada.


Confira, a seguir, o plano de ações para abrir o processo de inovação de um negócio.


Rede

A Inovação Aberta, assim como toda estratégia de disrupção, requer uma rede colaborativa. Em outras palavras, é preciso que pessoas qualificadas sejam inseridas no projeto. Logo, é importante conectar os profissionais da empresa a especialistas, pesquisadores e colaboradores externos.



Ambiente

Dentro do ecossistema da Inovação Aberta, o ambiente (ou ambientes) também devem estar preparados. Um laboratório de inovação, por exemplo, é um lugar mais adaptado para a criação de protótipos e a realização de testes do que um escritório comum.


Ao preparar ambientes que propiciam a inovação, as entidades estimulam a Cultura de Inovação, facilitando a geração de ideias, o fluxo de conhecimento e intercâmbio de experiências.



Expertise

Outro ponto de atenção diz respeito à busca e à reunião de conhecimentos (metodologias, por exemplo) e ferramentas (hardwares e softwares, entre outras) voltadas para viabilizar ações de inovação. É fundamental que as partes envolvidas estejam abertas para o aprendizado constante e que a entidade condutora do processo tenha experiência e técnicas já testadas para a realização do projeto.



Processos

A Inovação Aberta precisa de processos bem definidos e seguidos à risca. É mais eficaz quando quem adota suas práticas já tem atividades mapeadas e devidamente estruturadas para a realização dos trabalhos.



Cultura

Por fim, não podemos nos esquecer que a Inovação Aberta pressupõe uma ruptura com as práticas que já não performam tão bem no mercado. Para que isso aconteça, é preciso mudar o mindset das pessoas e da organização, quebrar paradigmas e estabelecer que a mudança não só é necessária como bem-vinda.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo