top of page
  • Foto do escritorgigatron

Inflação: Você Sabe o Que é e Como Impacta o Seu Bolso?

Inflação. Uma palavra que ouvimos desde pequenos. Seja de nossos pais, avós ou pessoas ao nosso redor reclamando sobre isso. Mas você realmente sabe o que é a inflação? É sobre isso que falaremos hoje: como a inflação afeta diretamente o nosso bolso.



O que é inflação?


É um percentual que indica a variação de preços ao consumidor, com base nos preços dos produtos, diz se a moeda está valorizada ou não. Com a desvalorização da moeda, há uma alta nos preços, ou seja, uma família que costumava gastar 300 reais em suas compras mensais, irá gastar 400 com uma alta da inflação, ou seja, com a desvalorização da moeda, é necessário mais dinheiro para adquirir algo.


Se precisamos de mais dinheiro, por quê não imprimir mais?


É simples, isso não ajudaria em nada no problema em questão, e sim acabaria desvalorizando ainda mais a moeda.


Usando um exemplo básico. Quando uma fruta se encontra em época, onde sua colheita é feita em alta demanda e é fácil de se encontrar, casualmente, o valor delas nessa época será menor do que quando ela se encontra fora de época, onde a demanda é escassa, ou seja, o que trabalhamos aqui, é a teoria da escassez, ou seja, quanto mais você possui para compartilhar, menor valor aquilo possui.


O que a inflação afeta para o consumidor?


Basicamente, o consumidor pagará mais caro por algo que usualmente tinha um valor menor, mas não só na hora de adquirir algo, mas podemos ver isso em altas contas como: conta de luz, água, etc.


Os juros também sobem juntamente a inflação, ou seja, se você estava acostumado a pagar uma certa porcentagem de juros, com alta na inflação, se prepare para pagar mais.


Para você que mora em um imovel locado, também há uma readequação dentro do prazo contratual que em sua renovação pode haver uma readequação inesperada por conta da alta na inflação.


Ou seja, a inflação interfere diretamente no custo de vida do consumidor fazendo com que muitas vezes ele tenha que trabalhar duas vezes mais para cumprir com suas despesas e ainda assim não sobrar.


Como o governo pode controlar a inflação?


O controle da inflação a curto prazo, passa por medidas de aperto fiscal, ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos e juros mais caros.


A inflação alta no longo prazo tem como causa os problemas fiscais. Esses problemas fazem com que o país recorra a impressão de moeda para que consiga fechar as contas.

Desse modo, para controlar a inflação, o governo deve diminuir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Portanto, ele pode recorrer a medidas como:


  1. Ajuste das finanças

  2. Corte de gastos

  3. Aumento dos impostos


Vale lembrar, que é um dever do estado de seu atual, o estudo e controle da inflação que afeta diretamente toda a população do país e também de sua economia.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page