top of page
  • Foto do escritorgigatron

Independência financeira, como conquistar?

A tão sonhada independência financeira, o que ela significa para você? poder viajar o mundo, não se preocupar nunca mais com dinheiro, não precisar trabalhar nunca mais?

Talvez seja essa a visão que muitos têm sobre a independência financeira, porém não é sobre isso que se trata, na prática, não é assim que a independência financeira funciona, mas ainda sim é algo almejado por muitos de nós.


Uma das grandes dificuldades é a falta de renda o suficiente para cobrir despesas básicas. A renda média no Brasil em 2020 foi de 1.380.00, sendo que o salário ideal seria

acima de R$5 mil.


Mas muito dos casos, mesmo as pessoas com o a renda suficiente, ainda assim não

conseguem alcançar a independência financeira por falta de planejamento.


Antes de tudo, é preciso reposicionar os gastos e reposicionar aqueles que colocam em risco o seu controle financeiro.


O que é independência financeira?


Alguns especialistas afirmam que a independência financeira é alcançada quando os seus ganhos são maiores que os seus gastos mensais. Para outros, o termo é usado para definir quem tem um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas, aí sim, sem depender de um trabalho.


Essa é a essência da independência financeira: alcançar uma boa reserva que, aplicada nos investimentos certos, dará retornos necessários para você manter o estilo de vida que gostaria.


Para alcançar a independência financeira é necessário mapear seus gastos sejam grandes ou pequenos , e cortar se for necessário e, se for o seu caso, admitir a existência das suas dívidas é essencial. Junte todas as contas, coloque-as em cima da mesa e anote todos os valores que você precisa pagar em uma folha de papel.


A mudança de hábitos é essencial para conquistar independência financeira. Todo mundo tem um outro hábito financeiro do qual não se orgulha tanto assim. A ideia é mapeá-los e ter uma postura ativa sobre eles.


A liberdade financeira, pelo contrário do que pensam, não é sobre nunca mais precisar trabalhar, na verdade é sobre possuir uma reserva planejada e acima do seu próprio teto para conseguir cobrir imprevistos, lazer, e vontades.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page