Não necessariamente em ordem, mas igualmente importantes, os passos a seguir compõem uma gestão financeira empresarial.
1. Controle financeiro de caixa
Antes de mais nada, é importante começar pelo controle mais conhecido: o fluxo de caixa. É função do controle de caixa acompanhar todas as movimentações feitas na empresa. Dessa forma, o que saiu, para onde foi e quanto foi? E, da outra ponta, o que entrou, quando entrou e porquê.
Acompanhar suas receitas, despesas e investimentos é necessário para potencializar seu potencial de análise e controle financeiro. Ao entender quais são seus maiores despesas, os produtos (ou serviços) que trazem o maior lucro, quanto custo demanda para rodar a empresa e quais investimentos foram necessários, torna-se mais fácil ter uma visão de como sua empresa funciona financeiramente.
E, a partir daí, tomar decisões que potencializam lucros ou reduzem despesas e custos.
2. Controle de contas a pagar e a receber
Como o próprio nome sugere, esse controle é nada mais que o acompanhamento dos compromissos financeiros da empresa (em relação a pagamentos e recebimentos) para que sejam feitos dentro do prazo e não comprometam o caixa da empresa. Para isso, você pode utilizar uma planilha ou, se for o momento ideal, um software de controle financeiro.
Ter o controle de contas a pagar e receber controle facilitará na criação de um planejamento financeiro, que é o próximo tópico.
3. Planejamento financeiro
Uma área financeira estratégica requer planejamento para garantir a melhor utilização dos recursos. E, para construir esse planejamento, é preciso seguir alguns passos simples, como:
Situação atual
A etapa de situação atual em um planejamento financeiro é onde você entende a posição da sua empresa, em relação às finanças, atualmente. Aqui, você pode analisar o seu histórico de faturamento, lucro, despesas e afins dos últimos meses no seu fluxo de caixa. Dessa forma, torna-se mais certeira a criação de um objetivo a ser alcançado.
Objetivo
Agora que você já entendeu onde você está, é preciso responder para onde quer chegar. Sendo assim, defina um objetivo financeiro a ser conquistado em um período máximo de um ano. Lembre-se: o objetivo precisa ser alcançável, porém desafiador.
Planejamento
Com as duas etapas finalizadas, você já pode começar a montar o seu planejamento financeiro. Dependendo do seu ponto, o que será preciso fazer para alcançar a linha de chegada (objetivo)? Aumentar vendas; reduzir custos; aumentar investimentos. Com as ações definidas, depois é só acompanhar o desempenho financeiro.
Acompanhamento
Você estava bem nos primeiros meses do planejamento. Contudo, os custos cresceram muito acima do esperado. Portanto, ações para reduções de custos foram necessárias. Já as despesas se mantiveram constantes, o que não requereu nenhuma mudança.
Esse é o papel do acompanhamento: entender a performance financeira com o passar dos meses e tomar ações sempre que necessário, tendo em mente o objetivo a ser alcançado.
4. Contabilidade
Sua função é acompanhar o desempenho econômico (e não financeiro!) da empresa. A diferença entre a contabilidade e um acompanhamento de caixa é que a contabilidade possui uma visão de competência, onde considera os ativos, passivos e desenvolvimento de patrimônio da empresa.
Para isso, é importante utilizar as demonstrações contábeis para análise, com um balanço patrimonial e DRE.
5. Planejamento tributário
Você já deve saber que são muitos os impostos no Brasil, e é por isso que o planejamento tributário existe: para encontrar maneiras (lícitas, é claro) de reduzir os encargos tributários sobre as empresas. E isso é feito com estudos prévios e muito planejamento, e não é nada fácil. Mas, no fim, os ganhos para a gestão financeira compensam. Confira mais sobre o assunto no material logo abaixo.
6. Investimentos
Uma etapa importante (e que encontra-se dentro do planejamento financeiro) é a análise de investimentos. Essa etapa é importante porque é o momento em que a gestão financeira considera o retorno de cada investimento que será feito. Isso porque a incerteza de investir no incerto pode causar grandes danos.
Portanto, é função da gestão financeira avaliar se a compra de uma nova máquina, ferramentas ou equipamentos é financeiramente vantajoso.
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