• gigatron

Como ter maior controle financeiro no seu negócio

A grande maioria dos empreendedores sabe que um bom controle financeiro pode ser a principal chave para o sucesso dos negócios. Afinal, ao manter uma gestão eficiente das suas finanças, as empresas podem se estruturar melhor para se desenvolver e crescer com segurança, certo?

Porém, ao mesmo tempo, ainda há muitas dúvidas sobre como fazer um acompanhamento e controle financeiro empresarial adequado, quais ferramentas utilizar e quais são os reais impactos de uma má gestão ou um gerenciamento baseado apenas em dados sugestivos ou o famoso “feeling”.


Por isso, é importante ter em mente que planejar e executar uma gestão financeira empresarial eficiente é a base para viabilizar qualquer tipo de negócio. O empreendedor precisa adquirir alguns conhecimentos financeiros básicos e dedicar tempo para priorizar as finanças da sua empresa, seja para planejar, analisar, executar ou investir.

É preciso entender o seu negócio a fundo para tomar as melhores decisões que visem resultados positivos. E isso exige conhecimento. Busque novas habilidades, adquira conhecimento sobre o assunto, esteja sempre atualizado com as novidades do mercado e coloque tudo isso em prática no seu dia a dia.

Você, empresário, pode pensar que “implantar processos financeiros na minha empresa é muito difícil e complexo” ou “só empresas de grande porte precisam de um controle financeiro”.

E então, com este guia que preparamos, vamos te ajudar a entender a importância de estruturar um bom controle financeiro, independente do tamanho da sua empresa, e como fazer isso de forma efetiva e, principalmente, sem complicação.

O que é controle financeiro empresarial?

Basicamente, este é um processo que se baseia em analisar toda a condição financeira de um empreendimento através de diversos processos, como avaliação de relatórios financeiros, movimentações de fluxo de caixa, análise de dados patrimoniais, controle de entradas e saídas, saldos bancários, dentre diversos outros.

O objetivo dessa análise é manter a empresa com resultados positivos e lucro financeiro para garantir previsões otimistas de crescimento, seja de curto, médio ou longo prazo. Por isso, é importante organizar todos os dados e catalogar todos os bens da empresa, para que tudo seja considerado nas estratégias e previsões.
A importância de manter o controle financeiro da sua empresa

Todos temos em mente que a prosperidade e o sucesso de uma empresa está diretamente ligada a uma boa gestão de seus processos internos. Ou seja, de nada vale vender um produto ou serviço diferenciado para os clientes, se a sua própria casa não estiver organizada e com um gerenciamento eficiente.‍
O controle das finanças é a base para a sustentabilidade de qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande e de qualquer setor. Manter os resultados positivos em meio a tanta mudança de mercado exige que a gestão financeira esteja sempre em dia. ‍
Descuidar deste processo pode acarretar não só em problemas com fluxo de caixa atual, mas em fragilidade em meio a possíveis crises e a falta de novos rumos e estratégias para o seu negócio frente a mudanças e atualizações do mercado.‍
Registrar todas as entradas e saídas do fluxo de caixa, por exemplo, é o primeiro passo para coordenar as finanças, já que o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas de controle.

Como fazer controle financeiro completo em 8 passos‍

De nada adianta somente pensar “ok, vou começar a gerenciar melhor as finanças da minha empresa”. É preciso manter um planejamento concreto e seguir alguns passos principais para que tudo funcione e a sua gestão seja totalmente efetiva.

1. Fazer o controle de fluxo de caixa empresarial diariamente
2. Registrar todas as movimentações financeiras
3. Manter um fundo de reserva financeira empresarial
4. Definir orçamentos e projeções de custos
5. Separar gastos pessoas e empresariais no controle de finanças
6. Gestão de riscos: esteja preparado para a crise
7. Consulte o seu contador
8. Invista no seu negócio!

Quais são as principais vantagens de realizar o controle financeiro empresarial?

Os impactos de um bom controle financeiro são inúmeros e, um dos principais, é a visão global sobre a empresa que o empresário pode obter. Sendo assim, tudo o que for movimentado erroneamente, ou qualquer desperdício de dinheiro, pode ser detectado a tempo de ser resolvido sem grandes impactos.

Além disso, tomar as decisões certas na hora certa é essencial para qualquer empresa, ou seja, é preciso saber a hora de agir, e como agir, para colocar todas as estratégias e planos em prática de forma saudável para os negócios.

E é através dessa visão global que o empresário e seus gestores conseguem tirar do papel tudo o que é essencial para inovar e expandir a empresa no momento certo, com os investimentos e atenção necessários.
Os relatórios financeiros são grandes aliados neste processo, portanto, deixe-os sempre atualizados e com as informações precisas. É com essa gama de relatórios que você pode detectar investimentos necessários em algum setor da empresa ou algum desperdício de recursos a ser corrigido.

Ao final de tudo isso, você ainda pode criar diversas projeções para os seus negócios com base em tudo o que já falamos. Com uma visão global do financeiro e suas possibilidades, tomada de decisão na hora certa e organização de investimentos, é possível desenvolver vários novos projetos válidos, novas estratégias e ainda manter um planejamento a curto, médio e longo prazo totalmente eficiente.

Gostou do conteúdo? compartilhe com alguém que também precisa saber dessas dicas! Crie sua conta no Dot Bank e comece hoje mesmo a organizar as finanças da sua empresa, é rápido, fácil e totalmente gratuito!


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo