Sabe quando as coisas não andam na sua empresa? Os processos são burocráticos e demandam mais tempo que o previsto, os retornos ao cliente são atrasados e muitas vezes chegam a não acontecer. Confira algumas dicas para melhorar a gestão da sua empresa e torná-la ainda mais rentável.
Há também aquelas situações desgastantes em que as informações ou documentos são difíceis de serem encontrados ou, pior ainda, atender o comprador com rapidez e agilidade é um baita desafio. Se boa parte ou quase tudo que apontamos acima faz parte da sua lista de erros que precisam ser corrigidos, temos algumas dicas que podem auxiliar e muito a gestão da sua empresa.
É importante frisar que a gestão envolve uma série de áreas e aspectos importantes que precisam ser observados e alinhados. Neste artigo, entretanto, apontaremos algumas dicas que podem melhorar a rapidez e qualidade da gestão, fatores essenciais para o bom funcionamento de qualquer empreendimento.
1ª dica: Melhore a rapidez nos processos
Quem não quer acelerar os processos? Para a conclusão perfeita na prestação de serviços ou entrega de produtos é essencial que os processos sejam realizados com rapidez e competência.
Uma questão que é um desafio para a maioria dos empresários ou para quase todos é o fato de não ser muito bom em todas as áreas da empresa. Geralmente as organizações são muito excelentes no cerne do negócio, mas em outros campos apresentam péssimos desempenhos. Para entender melhor, vejamos uma ilustração.
Por essa razão muitas organizações, às vezes , apresentam um excelente produto ou serviço para o mercado, todavia chegam a fechar as portas pela má administração ou por não ampliar a cartela de clientes.
Por essa razão uma dica muito válida é terceirizar as áreas menos cruciais do seu negócio como o setor de TI, impressões, marketing entre outros. Essa prática se chama outsourcing e tem crescido muito nos últimos anos por gerar rapidez a áreas que eram um desafio para as organizações, além de proporcionar em muitos casos até a redução de gastos.
Empresas especialistas no segmento como a Copygreen Outsourcing reduzem em até 80% gastos com impressões e otimizam os processos para oferecer profissionais experts no assunto e equipamentos de alta performance para os clientes.
2ª dica: Opte sempre pela automatização
Um processo muito importante na modernização das empresas é justamente a automatização.
Hoje com as inovações do mercado, é possível automatizar quase tudo: atendimento ao cliente, documentos, análise de dados, relatórios, entre tantos outros pontos do empreendimento.
Lembre-se que no mercado, só vence aquele que de fato alcançar o seu melhor!
Um entrave muito comum às grandes empresas é o fornecimento de documentos, relatórios e dados concernentes ao negócio às intuições legais. Para isso há ferramentas de automação como o Dot Bank que automatiza pagamentos e recebimentos, registra automaticamente os boletos gerados, elimina o retrabalho do cotidiano, e possui integração com sistemas de gestão te proporcionando melhor controle gerencial da organização.
3ª dica: Descomplique!
O conceito de gerir tudo sozinho de forma controladora e autoritária é uma ideia ultrapassada no mundo dos negócios. Dê autonomia aos gerentes e líderes da sua equipe para realizarem tarefas importantes no que diz respeito à área de atuação deles.
Além de gerar alertas importantes que precisam ser cumpridos pelas empresas no que diz respeito às suas obrigações legais. É claro que tudo precisa ser monitorado e supervisionado a partir de relatórios e informações transparentes que podem inclusive passar por um processo simples de automatização.
Crie um ambiente acessível, onde as ações podem ser registradas e informadas, preferencialmente de modo online, sem burocracias.
Para que os líderes tenham autonomia e você, esteja seguro no desenvolvimento das tarefas deles é importante inclusive que haja profissionais capazes e excelentes no que fazem. Para isso, é essencial atentar a 4ª dica.
4ª dica: Separe o profissional do pessoal
Outro problema que gera grandes entraves na gestão é a condução de setores importantes por familiares ou amigos. Não é um problema ter um familiar no seu negócio, desde que você saiba dividir muito bem as questões profissionais das pessoais.
O profissional precisa ser cobrado pelo trabalho que ele realiza e não por quem ele é. Tenha sempre em mente que a empresa não irá sobreviver se os cargos não forem ocupados por entendedores do assunto e pessoas habilitadas em desenvolver com excelência aquilo que elas estão sendo pagas para fazerem.
Esse não é só um problema das organizações familiares, há pequenas e médias empresas que há uma dificuldade muito recorrente em que, por receios de atritos ou de possíveis ruídos na relação pessoal, o profissional deixa de ser cobrado ou corrigido pela gerência.
Vamos melhorar os resultados da sua gestão? Fale conosco e será um prazer te ajudar alcançar os seus objetivos!
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