• gigatron

Como desenvolver autonomia na gestão do seu negócio?

Existe um provérbio bem popular que diz mais ou menos assim: "Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” que se aplica perfeitamente ao mundo corporativo.


Mas, para a gestão conjunta funcionar, o empreendedor que começou o negócio sozinho ou com a ajuda apenas da família, precisa desenvolver a autonomia dos empregados e aprender a delegar tarefas.


Para a sorte dos nossos clientes, a Conta PJ tem a ferramenta perfeita para isso!



Por que é importante delegar tarefas?


Uma boa equipe é composta por pessoas com habilidades diferentes que se complementam.


Quando o empreendedor ou empreendedora concentra todas as tarefas estratégicas e deixa os empregados executarem apenas a parte operacional, ele perde oportunidades de negócios que surgem a partir dessas novas visões, além de ficar sobrecarregado(a).


A divisão de tarefas bem-feita também gera ganhos em motivação e em produtividade, já que os empregados se sentem valorizados e querem contribuir para os resultados da empresa.



Como delegar


Alinhamento de expectativas

Se cada integrante da equipe possui uma característica, é fundamental que essas pessoas exerçam uma função/atividade alinhada com aquilo que fazem de melhor e que participem de todas as decisões que impactam a atividade que elas realizam no dia a dia.


Uma pessoa que trabalha como atendente, por exemplo, não precisará ter acesso aos documentos de contabilidade, assim como o contador não precisará ser envolvido em decisões sobre o atendimento, a não ser que elas gerem um ônus financeiro.


Alinhar as expectativas é, então, o primeiro passo para uma gestão de equipe eficiente. Assim, cada empregado conhece as próprias responsabilidades e onde pode contribuir para gerar mais valor para o negócio.



Crie oportunidades para evolução dos empregados

Com o tempo, porém, você precisará dar espaço para que os empregados demonstrem suas habilidades e desenvolvam outras competências tanto técnicas como comportamentais. Isso significa que ao identificar potencial em uma pessoa específica, você como líder pode atribuir tarefas que saiam do escopo de trabalho inicial, desde que seja do interesse do empregado e que não atrapalhe as funções que ele já realiza.


Lembrando sempre que quanto maior a responsabilidade, maior deverá ser a compensação, combinado? Caso não tenha orçamento para oferecer um aumento naquele momento, seja sincero com esse empregado.



Feedback constante

O feedback é um dos pilares para o desenvolvimento de qualquer profissional, então, é importante que você dedique um tempo para acompanhar o progresso do empregado e o ajude a se desenvolver. Uma boa forma de fazer isso é traçar metas individuais e coletivas, “quebrar” essas metas em entregas e compartilhar os avanços de cada um em uma reunião de resultados. Você pode até usar planilhas para que cada integrante da equipe acompanhe a própria evolução.


É claro que o modelo de feedback vai variar de acordo com o tamanho e com a maturidade da empresa, o importante mesmo é que você mantenha um canal de diálogo.



Como usar a conta PJ do DotBank para delegar tarefas?

Um grande desafio para o empreendedor é delegar tarefas que expõem a conta bancária da empresa.


Pensando nisso, o DotBank criou uma ferramenta para conta PJ que age na gestão da conta. Com ela, o usuário principal, vulgo titular da conta, consegue criar um ou mais usuários e determinar as informações as quais cada usuário terá acesso por meio das opções: financeiro, suporte ou vendedor.


Caso a empresa possua multicontas, também é possível selecionar quais contas os usuários criados podem acessar.


Essa é uma forma de dar mais autonomia para os empregados para que eles possam exercer funções do dia a dia, como fazer pagamentos, por exemplo. Para algumas operações ainda será necessária a aprovação do usuário principal, o que garante a segurança da conta.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo