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Catálogo online: saiba como criar um e potenciar suas vendas

O crescente avanço tecnológico e as mudanças no comportamento do consumidor provocadas pelas limitações impostas pela da Covid-19 impactaram fortemente a forma como as empresas levam produtos aos seus clientes. Nesse sentido, o catálogo online se tornou um grande aliado para as vendas.


Assim como ocorre com as grandes empresas, a presença de pequenos e médios negócios no segmento de varejo no comércio eletrônico é uma tendência que cresce a cada dia. Isso porque uma vitrine virtual eficiente gera resultados, independentemente do seu tamanho.


Com este guia, você vai entender melhor o conceito de catálogo online, as vantagens de investir nessa ideia, o que considerar ao implementá-lo, como fazer a melhoria contínua e como montar uma vitrine virtual com os seus produtos. Confira!


Afinal, o que é um catálogo online?

O catálogo online é uma vitrine virtual, na qual uma empresa pode colocar as imagens e todas as informações dos seus produtos em ambiente digital. Ele pode ser tanto um catálogo em papel, digitalizado para ficar disponível em páginas da internet, quanto criado do zero em formato digital.


Com ele, é possível personalizar os seus conteúdos de acordo com o perfil dos seus clientes, com imagens, categorias e preferências, de modo a indicar o produto adequado para o cliente certo.


Por que investir nisso é uma boa ideia?

O catálogo online é um excelente investimento, pois pode ser visualizado em qualquer lugar e a todo momento, por meio de computador, celular, tablet ou notebooks. De maneira objetiva e interativa, é possível mostrar os produtos e seus benefícios.


Além disso, utilizando ferramentas de funcionalidades avançadas, a empresa pode implementar formulários para cadastro de clientes, a fim de entrar em contato ou disponibilizar a compra dos itens no próprio catálogo, transformando-o em uma loja virtual disponível 24 horas. Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens.


Melhora da experiência do cliente

Os clientes podem visualizar os seus produtos, escolher e fazer o pedido de maneira 100% online. As informações sobre a compra podem chegar ao e-mail ou celular do consumidor com todos os dados, incluindo valor total, forma de pagamento utilizada e informações para a entrega.


Oportunidades de up-sell e cross-sell

Esses dois termos se referem a estratégias de crescimento de vendas, e auxiliam a melhorar a experiência do cliente, ajudando a empresa a vender mais. Essas técnicas são eficazes, também, para entender as necessidades do consumidor e prever seus desejos, oferecer um valor agregado e sugerir um produto ou serviço que possa atender melhor às necessidades do comprador.


O Upsell é uma estratégia que estimula os consumidores a obter uma versão mais avançada ou sofisticada de um produto. Para exemplificar, imagine uma pessoa buscando um sofá comum. Com a aplicação dessa técnica, o site da loja poderia apontar para um modelo mais sofisticado, com extensão para apoiar as pernas e outras características que proporcionam mais conforto e ergonomia.


Já o cross-sell se refere à venda de produtos ou serviços relacionados, e complementares, com base no interesse do consumidor quando ele pesquisa um produto na loja virtual. Nesse momento, surgem outros itens que se relacionam ao pesquisado ou que o completam. Exemplo disso é quando buscamos um computador e, logo abaixo das imagens disponíveis, aparecem impressoras, mouses, entre outros produtos que podem interessar.


Mais autonomia

O catálogo online substitui de maneira eficiente o tradicional, feito em PDF, com imagens em versões 100% digitais. Assim, é possível cadastrar produtos, escolher fotos, informar preços, horário de atendimento e dados de entrega, em um único lugar.


Aumento do poder de conversão de vendas

A disponibilização de produtos em catálogo online é uma etapa fundamental para o alto desempenho das empresas na internet. Ele aumenta o poder de conversão de vendas online por facilitar o acesso às informações dos itens.


Dessa forma, o consumidor é atraído pela facilidade e comodidade na consulta de produtos, podendo comprar itens e verificar avaliações de pessoas que já adquiriram o mesmo produto.


Onde fazer o catálogo online?

O Dot Bank possui sua própria plataforma de loja virtual. Essa é uma boa alternativa, tanto para quem já está atuando no mercado quanto para quem está começando. Ela funciona com o pagamento de um aluguel mensal, que permite ao contratante utilizar a plataforma como se fosse sua.


A loja virtual alugada favorece a personalização. Com isso, o administrador do e-commerce pode escolher temas, inserir logotipo, organizar as seções, cadastrar produtos e apresentar catálogos com imagens e informações dos itens. Um aspecto interessante desse sistema é a prestação de suporte em casos de problemas técnicos e funcionais.


Entre em contato com a gente e saiba mais sobre a loja virtual Dotbank.


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